Cidades da região debatem Programa Verde Azul

Fotógrafo: Sergio Pierri
04/06/2014 - 04h29

Programa Verde Azul

Interlocutores e suplentes do Programa Verde Azul das 32 cidades da bacia do Tietê-Jacaré participaram do encontro regional, realizado em Araraquara nessa terça-feira (3), para debater as 10 diretivas ambientais estabelecidas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente para a edição da premiação de 2014. 

O Programa Verde Azul contempla as cidades com mais de 80 pontos nos critérios propostos. Entre os 589 municípios inscritos, 67 conseguiram o certificado no ano passado. 

Na abertura do evento, no Centro Internacional de Convenção Doutor Nelson Barbieri, o prefeito Marcelo Barbieri, ao saudar os participantes, ressaltou o trabalho realizado pela pasta ambiental que colocou Araraquara na 6ª posição no Estado e em 1º na Bacia Tietê Jacaré em 2013. 

”Conseguimos recuperar os mananciais dos córregos Serralhal, Tanquinho, Ouro, das Cruzes e Água Branca; instalar o telecentro ambiental; plantar mais de 200 mil árvores nos últimos cinco anos e implantar a política municipal de proteção aos animais”, relatou. 

O prefeito, que também é presidente do comitê da Bacia Tietê-Jacaré, elogiou a iniciativa do governo em implantar e valorizar o Programa Verde Azul. “É um programa de referência do Estado que serve de modelo para o Brasil. A cada premiação em São Paulo, a vibração pela conquista dos municípios é impressionante. Nosso desafio é ampliar as ações na região central do Estado e aumentar o número de certificações para os municípios da bacia Tietê-Jacaré”, completou Marcelo Barbieri. 

O secretário municipal de Meio Ambiente, José Antonio Delle Piagge, agradeceu o apoio do prefeito Marcelo e da Câmara à pasta ambiental e destacou a importância da capacitação para os participantes esclarecerem suas dúvidas quanto aos temas propostos: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. 

A parceria com o Sesc na programação da semana do Meio Ambiente com a abordagem dos temas biodiversidade, urbanização, gestão de resíduos sólidos e oficinas pedagógicas, entre os dias 3 e 6 de junho, também foi destacada pelo secretário Delle Piagge. 

A vereadora Edna Martins afirmou que a criação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente pelo prefeito Marcelo Barbieri provocou uma mudança efetiva na organização das políticas ambientais. “A questão ambiental é uma tarefa que exige o envolvimento de todos”, resumiu a vereadora. 

A agenda ambiental de 2014 estabelece “um trabalho conjunto inédito com a Defesa Civil, por meio de uma cooperação técnica voluntária, para alavancar a gestão ambiental no interior”, reforçou o palestrante José Ricardo Lopes, técnico estadual do programa Verde Azul. 

Para o interlocutor do programa Verde Azul, Gelson Dantas, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o respaldo do prefeito Marcelo Barbieri foi fundamental para as conquistas de Araraquara, certificada por cinco vezes consecutivas. “A nossa pasta ambiental está sempre à disposição para informações e orientações”. 

Capacitação 

O assessor de Meio Ambiente Luiz Carlos Gabini, de Torrinha, afirmou que a capacitação é um passo importante para que o município consiga certificação neste ano. “Conseguimos o certificado em 2012 e no ano passado não foi possível, Agora, temos esperança em ampliar o conhecimento e fortalecer as políticas públicas ambientais junto à população de Torrinha”, projetou o assessor. 

Também prestigiaram o evento o secretário de Segurança, José Antonio Spera; o vereador Elias Chediek; o coordenador regional da Defesa Civil, Amarildo Calegari; e o coordenador municipal da Defesa Civil, Edson Adalberto Alves. 

Além de Araraquara, as cidades presentes na abertura são: Bariri, Barra Bonita, Bocaina, Boracéia, Brotas, Iacanga, Ibaté, Lençóis Paulista, Macatuba, São Manoel, Tabatinga, Torrinha, Santa Rita, Cabrália Paulista, Monte Alto, Dois Córregos.