Virada Cultural teve público de 25 mil pessoas em Araraquara

Fotógrafo: Sergio Pierri
04/06/2014 - 04h35

25 mil pessoas

A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo divulgou na tarde de hoje (03) o público presente na Virada Cultural de Araraquara: foram 25 mil pessoas, aproximadamente.

O número corresponde ao total de atendimentos realizados durante a Virada – ou seja, a soma do público presente a cada atração oferecida. Os dados foram coletados pelos organizadores do evento e cruzados com informações fornecidas pelas equipes e serviços da Prefeitura de Araraquara.

De acordo com a organização, foram confrontados, ainda, com registro fotográfico do público realizado durante as apresentações. Nas atividades realizadas em palcos internos, a contagem foi feita a partir do número de ingressos distribuídos.

Foram cinco os espaços participantes da Virada Cultural Paulista em Araraquara. Apesar do frio e da ameaça de chuva, muita gente saiu de casa para prestigiar as atrações em diferentes linguagens artísticas.

Música, teatro, performance, circo, artes visuais, dança, cinema foram apresentados no CEAR, Teatro Municipal, Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, Praça do Daae e SESC Araraquara. Com todas as apresentações gratuitas, a programação – realizada pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Araraquara (Secretaria Municipal da Cultura e Fundart) e com o SESC-Araraquara – também contou com público da região. 

Geral – A Secretaria de Estado da Cultura avalia que, apesar da chuva no primeiro fim de semana, o público pôde contemplar a diversidade de atrações promovida pelo evento

Realizada em 28 cidades e pela primeira vez em dois fins de semana, a Virada Cultural Paulista 2014 terminou no domingo (1º/6) à noite com balanço positivo de participação do público em quase 1.000 atividades culturais gratuitas, em várias linguagens artísticas, oferecidas pelo Governo do Estado de São Paulo em correalização com as Prefeituras locais. Apesar das chuvas que atingiram praticamente todo o Estado no primeiro fim de semana (24 e 25/5), a população das 14 cidades participantes conseguiu curtir a programação.

No segundo fim de semana (31/5 e 1º/6) o clima colaborou e os demais 14 municípios concluíram o evento com grande ocupação popular das ruas e espaços públicos.

Ao todo a Virada Cultural Paulista registrou público estimado em 1,4 milhão. O número corresponde ao total de atendimentos realizados durante a Virada – ou seja, a soma do público presente a cada atração oferecida.

“A grande realização da Virada Cultural Paulista é oferecer a um público muito diversificado uma grande variedade de atividades artísticas gratuitas, de forma a facilitar o contato das pessoas com linguagens diferentes e assim despertar o interesse pelas variadas manifestações culturais. Por isso a programação alia o novo ao já consagrado; o erudito ao popular. Tudo isso com o estímulo à presença no espaço urbano e nos espaços municipais dedicados à arte, como teatros e centros culturais, pois a Virada também tem essa dimensão de promoção da cidadania”, avalia o Secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araujo.