Diversidade Sexual recebe Defensoria Pública

Fotógrafo: João Carlos
05/06/2014 - 02h04

Diversidade Sexual

Na última terça (03), a Assessoria Especial de Políticas Públicas para Diversidade Sexual – órgão ligado à Secretaria da Articulação Institucional e da Participação Popular - recebeu a visita de representantes da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, da unidade de Araraquara. O gestor municipal de Políticas Públicas da Assessoria, Paulo Sérgio Tetti, recebeu os agentes de Defensoria: Maurilene Zilda de Sousa (assistente social) e Bruno de Paula Rosa (psicólogo).

O trabalho realizado pela Assessoria, assim como suas dependências, foi apresentado aos agentes da Defensoria. A idéia é que as duas instituições possam estreitar vínculos e prosseguirem com um trabalho ainda mais apurado no combate à homofobia.

De acordo com Tetti, já existe uma parceria. “Todos os casos que atendemos de transexuais que necessitam alterar o nome em seus documentos são encaminhados à Defensoria. Também, as denúncias de homofobia que recebemos são levadas à Defensoria a fim de entrar com a ação”, comentou o gestor.

Os agentes da Defensoria também puderam apresentar a Tetti, dentro do site da Defesa Civil, um link específico para atendimento LGBT: é o Núcleo Especializado de Combate à Discriminação, Racismo e Preconceito. O canal tem como máxima a promoção “do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.

“É uma ferramenta muito importante para todos os cidadãos da população LGBT e interessados em geral. Há diversos assuntos relacionados com o tema LGBT, além de religiosidade e promoção da igualdade racial”.

Agora, a Diversidade e a Defensoria - buscando estreitar seus laços - planejam realizar em parceria, palestras destinadas à população e aos servidores públicos. “Queremos reforçar cada vez mais os assuntos do universo LGBT para que a intolerância sexual tenha um basta”.

Tetti acredita que a parceria, na realização de palestras, será de grande valia para o combate do preconceito e da homofobia. A idéia é que também seja montado um fórum de debates até o final do ano. “Tudo isso será muito importante e, de acordo com as perspectivas, todas nossas atividades podem nos levar à criação do Conselho Municipal LGBT, o que será um grande passo para nossa cidade, especialmente para a população LGBT”.

Vale destacar que a Defensoria Pública de Araraquara, em parceria com o Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM), irá realizar o curso de Sensibilização de Gênero, na próxima sexta-feira (6), das 9h às 17h30, no Auditório da UNIARA, localizado no Centro de Araraquara (Avenida Dom Pedro II, nº 660). O curso visa sensibilizar os participantes quanto às questões de gênero, principalmente no que tange à violência praticada contra a mulher no âmbito doméstico, ressaltando, ainda, a importância da interlocução da rede para enfrentamento da questão da violência de gênero. As inscrições podem ser enviadas para o e-mail bprosa@defensoria.sp.gov.br com nome completo, função, órgão a que pertence, município, telefone de contato e e-mail.