05/06/2014 - 02h09
Sessão Zoom
A Sessão Zoom é um projeto que exibe filmes fora do circuito comercial e busca a formação cinéfila do seu público com a exibição de obras que são representativas dentro do Cinema. O projeto possui mais de cinquenta anos e ocorre semanalmente as segundas-feiras no Cine Lupo às 21h30, com ingressos a R$02,00 (dois reais). Sua programação é mensal e conta com a produção do Colmeia Cultural.
Neste mês de junho teremos uma sessão ao Ar Livre gratuita no dia 09/06/2014 (segunda-feira) às 19h30 na Praça das Bandeiras (Rua 5 com Avenida Bandeirantes, em frente ao Bar do Zinho) em parceria com o Movimento Transporte Justo que fará uma discussão acerca de mobilidade urbana e transporte público a partir do filme “Sociedade do automóvel” e uma outra sessão dentro da XXVI Semana de Teatro Luiz Antônio Martinez Corrêa, no Palacete das Rosas no dia 30/06/2014 (segunda-feira) às 19h30 com a exibição do filme “Noviembre” em parceria com a Secretária Municipal de Cultura e Fundart.
Na programação de junho serão exibidos os seguintes filmes:
SESSÃO AO AR LIVRE NA PRAÇA 09-06 (SEGUNDA-FEIRA)
Será exibido o documentário “Sociedade do automóvel” com o objetivo de discutir mobilidade urbana e transporte público com membros do Movimento Transporte Justo.
Local: Praça das Bandeiras (Rua 5 com Avenida Bandeirantes, em frente ao Bar do Zinho)
Horário: 19h30
Sociedade do automóvel
Dir.: Branca Nunes e Thiago Benicchio
Brasil| 2005 | 39 min
Gênero: Documentário
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse:
Sociedade do Automóvel é um documentário de 40 minutos sobre a burrice e insanidade que é o trânsito nas grandes cidades brasileiras. Ele destaca pontos como a inviabilidade do modelo urbano baseado no automóvel e os danos que ele traz para a saúde e para a qualidade de vida. Vivemos numa sociedade que tem sua base de funcionamento e sobrevivência na mobilidade, na possibilidade de movimentação, no direito de ir e vir, de enviar e receber. Quanto mais eficiente o deslocamento, melhor. Para isto necessitamos de um sistema de transporte eficiente, humano e público.
Links de resenhas e artigos sobre o filme:
Política para todos: http://politicaparatodxs.blogspot.com.br/2008/02/sociedade-do-automvel.html
Documentário link vimeo: http://vimeo.com/31254543
Movimento Transporte Justo
O Movimento Transporte Justo é uma organização apartidária formada por estudantes e trabalhadores da sociedade civil que lutam pelo transporte Público, de Qualidade e Acessível para todos. Foi criado em 2012 na cidade de Araraquara (interior de São Paulo) em defesa da CTA (Companhia Tróleibus de Araraquara) como única empresa operadora do transporte na cidade.
16/06 – Tio Boonmee Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas
LOCAL: Cine Lupo
Horário: 21h30
Dir.: Apichatpong Weerasethakul
Tailandia| 2010 | 114 min
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Sofrendo de insuficiência renal, Tio Boonmee (Thanapat Saisaymar) resolveu passar os últimos dias de sua vida recolhido em uma casa perto da floresta, ao lado de entes queridos. Durante um jantar com a família, o espírito de sua esposa falecida aparece para ajudá-lo em sua jornada final. A eles se junta Boonsong, filho de Boonmee, que retorna após muito tempo metamorfoseado em outra forma de existência. Juntos, eles percorrerão o interior de uma caverna misteriosa, onde Boonmee nasceu em sua primeira vida. O filme foi o grande vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes, em 2012.
Links de resenhas e artigos sobre o filme:
Omelete: http://omelete.uol.com.br/cinema/critica-tio-boonmee-que-pode-recordar-suas-vidas-passadas/
Cinética: http://www.revistacinetica.com.br/tioboonmee.htm
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=sERMRRpB-bQ
SESSÃO DENTRO DA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA LUIZ ANTÔNIO MARTINEZ CÔRREIA 30-06 (SEGUNDA-FEIRA)
Será exibido o documentário “Noviembre” com o objetivo de discutir com os presentes questões acerca das artes cênicas.
Local: Palacete das Rosas (Rua São Bento, sem número, Centro, ao lado da Prefeitura)
Horário: 19h30
30/06 Noviembre
Dir.: Achero Mañas
Espanha| 2003 | 104 min
Gênero: Documentário
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Noviembre é um filme espanhol, lançado em 2003, dirigido por Achero Mañas, na historia o Alfredo decide criar um teatro livre de rua, com o objetivo de fazer com que as pessoas questionem o que as cercam, ele enxerga na arte uma forma de protesto e de união em prol de um objetivo. O teatro da vida, a vida como um teatro, o filme retrata o mundo com uma visão libertaria e artística, assistam e tirem as suas próprias conclusões. Uma arte livre, feita com o coração, capaz de fazer com as pessoas se sintam vivas.
Links de resenhas e artigos sobre o filme:
TVBrasil: http://tvbrasil.ebc.com.br/cineibermedia/episodio/noviembre
Trailer do filme: https://www.youtube.com/watch?v=b-Y-7PpM9Ws
SERVIÇO
Local: Cine Lupo
Sessões: segundas-feiras
Horário: 21h30
Ingressos: R$02,00
Contato: sessaozoom@gmail.com
A HISTÓRIA DA SESSÃO ZOOM
Araraquara é historicamente e tradicionalmente ligada ao fazer artístico, tendo artista de renome ligados às diversas linguagens, advindos da fomentação e da difusão cultural na cidade. Um dos principais projetos já desenvolvidos na cidade foi a Sessão Zoom, sendo uma das iniciativas mais reconhecidas de formação de público e difusão da sétima arte com a exibição de filmes que não fazem parte do circuito comercial e que propõem uma reflexão sobre o cinema.
As primeiras sessões do projeto foram realizadas em 1961 por estudantes e professores da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquar/FCLAr-UNESP que ainda era um Instituto de Ensino no prédio da atual Casa da Cultura “Luiz Antônio Martinez Corrêa”, e continuou até 1968, quando por questões financeiras foi interrompida por um período de dez anos. Retornou no ano de 1978, mas, devido à falta de recursos, foi interrompida novamente em 1998. No ano de 2002, várias instituições, dentre elas UNESP, SESC e Prefeitura de Araraquara, se uniram em parceria para reativar o projeto, que ao fim do ano organizaram a Mostra do Novo Cinema Brasileiro, tendo grande repercussão, o que deu continuidade e retomou a partir de 2003 a Sessão Zoom, seguindo com suas atividades até 2007, quando findou-se.
No ano de 2013, em setembro, a Sessão Zoom voltou com força total, resgatando a sua história e recuperando a sua grande importância e influência na formação cinéfila e na difusão cinematográfica em Araraquara.