06/06/2014 - 01h04
Organizado pelo Conselho Estadual sobre Drogas (Coned), em parceria com a Coordenação de Políticas sobre Drogas da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e Prefeitura de Araraquara, o “Encontro de Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas e Rede de Serviço de Prevenção, Atenção e Reinserção Social: Elaborando Projetos” reuniu representantes das secretarias municipais e entidades sociais que tratam no dia a dia com os problemas de drogas e álcool.
Na abertura do evento, nesta quinta-feira (5) no auditório da Unip, com a presença de 40 cidades, o prefeito anfitrião Marcelo Barbieri ressaltou a importância do apoio federal e estadual para implementação e manutenção da estrutura de combate às drogas por meio dos equipamentos municipais.
“Precisamos fortalecer o pacto federativo e reivindicar mais recursos aos municípios que necessitam de estrutura física, profissionais, veículos para intensificar a prevenção e a reinserção social dos dependentes químicos e de álcool”, afirmou.
Marcelo também compartilhou aos visitantes os serviços implantados com sucesso em Araraquara. “Conseguimos avanços significativos com a implantação do Caps-AD, os nove Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e mais o Centro Pop e o Creas Girassóis. A Prefeitura construiu a sede do Amor Exigente e apoia outras entidades que visam à recuperação dos dependentes com auxílio das famílias”, completou.
A vereadora Edna Martins, ao lado do vereador Elias Chediek, observou “as mudanças de comportamento dos jovens na sociedade e a necessidade de resgatar os valores da família”. Edna propôs uma articulação regional constante entre os conselhos municipais e colocou a Câmara Municipal à disposição.
A atuação do Conselho Municipal sobre Drogas, o Comad de Araraquara, foi elogiada pelo secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani, que elencou uma série de ações de sua pasta, inclusive a publicação de um guia de consulta com todos os órgãos disponíveis à população no combate às drogas e na assistência social.
Fatos concretos no sucesso da reinserção social foram mencionados pelo coordenador de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo, Mário Sérgio Sobrinho, um dos palestrantes do evento, ao abordar o programa estadual Recomeço. O coordenador elogiou o trabalho social desenvolvido em Araraquara.
As lições dos encontros anteriores e a troca de experiências resultam em avanços e pautas para futuros encontros, argumentou em breve pronunciamento o presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Danilo Kazuo Machado Miyazaki.
O principal objetivo do encontro estadual é a articulação entre os programas federais e estaduais e as parcerias com os municípios, resumiu o presidente do Comad de Araraquara, Márcio Servino.
Conhecimento
A busca de conhecimento e melhor compreensão das leis e programas motivam a participação nos encontros, avaliou o presidente do Santuário da Fé de Américo Brasiliense, Valter Zaniolo.
No mesmo tom explanou a presidente do Comad de Caçapava, Cinira de Fátima Goulart Silva. “Viemos buscar mais informações e apoio para estruturar nosso órgão”.
“O entrosamento com outros conselhos é importante”, enfatizou o presidente do Comad de Ribeirão Preto, André Tavares.
Cidades presentes na abertura: Ibitinga, São Paulo, Macatuba, Bocaina, Itapetininga, Barretos, Caçapava, Taquaritinga, Ribeirão Preto, Miguelópolis, Américo Brasiliense, Lorena, Serrana, Gavião Peixoto, Novo Horizonte, Bebedouro, São José do Rio Preto, Catanduva, Monte Alto, Cajati, Matão, Valentim Gentil, Ribeirão Corrente, Votuporanga, Quatá, Jaboticabal, Mococa, Franca, Porto Ferreira, Estiva Gerbi, Rio Claro, Altinópolis, Severenia, Santa Lúcia, São Carlos, Andradina, Registro, Nova Europa e Araraquara.