Usina Santa Cruz também distribuiu mudas na manhã dessa quinta-feira (5), em frente à Prefeitura
06/06/2014 - 01h10
Dia Mundial do Meio Ambiente
A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, plantou 400 mudas de árvores nativas e frutíferas nas margens da represa da Chácara Flora, na manhã de quinta-feira (5) em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
Para o secretario do Meio Ambiente José Antonio Delle Piagge, o plantio das mudas ajuda na recuperação de áreas degradadas. “As árvores têm papel fundamental para melhorar a qualidade de vida da população, e qualidade do ar, além de contribuir para amenizar os impactos climáticos negativos”, disse o secretario.
O secretário afirmou que o município possui um programa específico para recuperação de áreas degradadas e elogiou as políticas ambientais implantadas pelo prefeito Marcelo Barbieri que levaram à conquista, por cinco vezes consecutivas, do certificado Verde Azul. Araraquara recebeu também o prêmio Franco Montoro por conseguir a maior pontuação entre os municípios que fazem parte da Bacia do Tietê-Jacaré.
A ação contou com a participação de 30 crianças da Emef José Roberto Pádua de Camargo, que fizeram o plantio de mudas frutíferas e nativas. O aluno Augusto Vinicius Tomazito de Souza, 10 anos, participou pela primeira vez de um plantio de árvore. “Foi a primeira vez que plantei uma árvore. Quero repetir outras vezes porque acho importante preservar a natureza”, relatou o aluno.
De acordo com o gerente municipal de Reflorestamento, Fernando Braga, as mudas plantadas são das espécies Candeia, Mogno e Pau-Brasil, cultivadas no viveiro municipal.
Também participaram do evento os vereadores Elias Chediek, Edna Martins e Adilson Vital.
Santa Cruz
A Usina Santa Cruz também contemplou a população de Araraquara, na manhã dessa quinta-feira (5), em frente à Prefeitura, pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. Em poucas horas, a empresa distribuiu mil mudas de árvores, entre nativas e frutíferas, provocando fila de interessados.
“Vou plantar no quintal da minha nova casa”, disse a funcionária de uma clínica de olhos, Eliana Maria Vila, sobre as mudas de ipê e cássia imperial. Ela é moradora do núcleo residencial Romilda Taparelli, entregue recentemente pela Prefeitura por meio do programa federal Minha Casa Minha Vida.
“Essa muda é para reforçar a arborização da minha chácara”, explicou o aposentado Sidney do Carmo, que optou por mudas de jabuticaba e ameixa.
Segundo a monitora de educação ambiental da Santa Cruz, bióloga Bianca Seixas, a usina disponibilizou 12 espécies de plantas durante a campanha.