Ações são organizadas em parceria com o vereador Dr. Lapena, autor da lei que institui Dia Municipal de Luta contra Queimaduras
06/06/2014 - 01h14
Em referência ao Dia Municipal de Luta contra Queimaduras, nesta sexta, dia 6 de junho, a Defesa Civil da Prefeitura de Araraquara realiza, nas próximas semanas, uma série de palestras preventivas com distribuição de material informativo sobre queimadas e os riscos das queimaduras para crianças das escolas municipais e estaduais da cidade.
Pela primeira vez, informações sobre prevenção de queimaduras farão parte das campanhas anuais da Defesa Civil para combater as queimadas urbanas. A iniciativa atende à Lei Municipal criada pelo vereador Luis Claudio Lapena Barreto que institui o Dia Municipal de Luta contra Queimaduras. A lei tem por finalidade conscientizar a população e lembrar a importância do trabalho preventivo para reduzir os casos de vítimas de queimaduras.
As palestras da Defesa Civil deverão abranger cerca de 3 mil alunos de todas escolas municipais e de algumas estaduais com cursos até a sexta série. O material informativo que será distribuído para os alunos é composto por cartilhas com instrução sobre queimadas, enchentes, proteção contra raios, umidade do ar, principais riscos no inverno e no verão e um gibi com histórias em quadrinhos sobre queimadas e seus riscos.
Nesta quinta-feira, o coordenador da Defesa Civil de Araraquara, Edson Adalberto Alves, reuniu-se com o vereador Lapena para o detalhamento da campanha.
Para Edson Alves, o objetivo é passar informações para alunos, para que se tornem agentes multiplicadores em suas casas, e também para os professores para que façam da campanha uma atividade rotineira nas escolas.
“É um trabalho de extrema importância principalmente nessa época em que há maior incidência de queimadas urbanas e utilização de fogos de artifício nas festas. É preciso levar conhecimento a todos”, alertou o coordenador. Nos últimos três anos, foram registrados 36 casos graves no município. Outros 100 casos menos graves são registrados por ano.
De acordo com o vereador Dr. Lapena, as maiores vítimas de queimaduras são crianças e adolescentes que carregam as sequelas das queimaduras por toda vida, na maioria dos casos.