Goleada e primeira colocação do grupo

10/06/2014 - 02h20

Com a vitória por 7 a 1, ontem, em Araraquara, diante do ABD-Botucatu, Ferroviária-Fundesport fizalizou a primeira fase na liderança do Grupo 1, com 21 pontos – é a terceira melhor campanha do Paulista, pior apenas que as de São José e Centro Olímpico, respectivamente, do Grupo 2. Nas quartas de final, Guerreiras Grenás enfrentam o Taubaté; a partida de ida, no Vale do Paraíba, será em agosto, depois dos Jogos Regionais. 

A Ferroviária/Fundesport fechou sua participação na fase inicial do Campeonato Paulista 2014 com a primeira colocação no Grupo 1 – foram 6 vitórias, 3 empates e 1 derrota, totalizando 21 pontos. A liderança da chave foi mantida com a goleada de ontem (8/6) pela manhã, na Arena da Fonte: 7 a 1 contra o Botucatu, que ficou na última colocação do grupo, com apenas um ponto conquistado. 

Apesar da fragilidade do adversário, as Guerreiras Grenás voltaram a atuar de maneira convincente. Mantiveram a posse de bola, trocaram passes sempre com objetividade e verticalização, marcaram a saída de bola e prevaleceram no preparo físico. “Jogamos muito bem. E eu não entendo como o Botucatu não teve um desempenho melhor no certame, o time é organizado e tem bons valores individuais”, comentou o técnico Douglas Onça. 

Dioneide foi o nome do primeiro tempo. A atacante abriu o placar aos 21 e depois deu passe preciso para Nayarah ampliar, aos 35. 

No segundo tempo, Rafaela Mineira aumentou a vantagem logo aos 8, com um golaço. A camisa 10 afeana, que substituiu Raquel, recebeu na esquerda, um pouco antes do bico da área, trouxe para a direita, como quem vai cruzar, e mandou de curva para o gol: a bola encobriu a goleira Sara e morreu na rede lateral, em lance de plástica incontestável. Dez minutos mais tarde, Nayarah fez seu segundo no jogo, o quarto da Ferroviária, após driblar Sara. 

E Nayarah estava com fome de bola. No quinto da equipe, aos 21, ela driblou duas defensoras do Botucatu, deixou a goleira para trás, ajeitou a trajetória da bola, trouxe para a direita e deu um biquinho. 

O Botucatu descontou aos 29, com um lindo gol de Carol Gaúcha, que recebeu dentro da área, ameaçou ir para a esquerda e cortou para a direita, tirando de uma só vez duas afeanas do lance. Depois de clarear a jogada, Carol teve calma para finalizar: bateu rasteiro, na saída de Maike – que, diga-se, fez ótima partida, com ao menos duas defesas difíceis e importantes. 

Aos 34, Daiane fez 6 a 1. E Isabela fechou o placar, já nos acréscimos, com um gol de fôlego e técnica. A lateral partiu quase do meio-campo, fintou em velocidade três defensoras, invadiu a área e mandou no alto de Sara, sem chance. 

Nas quartas de final, a Ferroviária enfrenta o Taubaté. O Paulista só volta em agosto. O próximo compromisso oficial das Guerreiras Grenás será pelos Jogos Regionais, em junho. A tabela da competição ainda não foi divulgada. Araraquara, representada pela Ferroviária, é a atual campeã e defenderá o título em casa, já que a cidade sediará os Jogos pela segunda vez consecutiva. 

Amanhã, às 10h, as afeanas enfrentam o Chicago Eagles em partida amistosa, na Arena da Fonte. A entrada é gratuita. 

FICHA TÉCNICA 

Ferroviária/Fundesport (SP) 7 x 1 ABD-Botucatu

Data: 08/06/14 | 10h

Local: Arena da Fonte

Cidade: Araraquara (SP)

Arbitragem: Vagner Francisco Salviano da Silva

 

FERROVIÁRIA/FUNDESPORT: Maike; Daiane (Taine), Marina, Géssica e Rafaela Travalão (Isabela); Carol Melhado, Tamara (Nicole) e Patrícia (Tábatha); Dioneide, Nayarah (Mariana) e Rafaela Mineira. Técnico: Douglas Onça.

 

ABD-Botucatu: Sara; Xavi, Pikena, Cat e Pepe; Carol Gaúcha, Joice, Monikinha e Jéssica; Jeh e Luana. Técnica: Natália Galhote.

 

GOLS: Dioneide (21’), Nayarah (35’), Rafaela Mineira (53’), Nayarah (63’ e 66’), Carol Gaúcha (74’), Daiane (79’) e Isabela (90’+).