Selo Município Livre do Analfabetismo foi entregue ao prefeito Marcelo Barbieri na tarde dessa terça-feira (10)
Fotógrafo: João Carlos
11/06/2014 - 01h36
Analfabetismo
Araraquara tem mais um título na área da Educação para se orgulhar. O prefeito Marcelo Barbieri recebeu na tarde desta terça-feira (10) o selo “Município Livre do Analfabetismo”. A condição para recebimento deste certificado é que o índice de alfabetizados no município seja superior a 96%, a partir da faixa etária dos 15 anos.
De acordo com Coordenador Geral de Alfabetização (CGA) do Ministério da Educação (MEC), Antônio Lidio Zambon, os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base no Censo, que aponta a redução da taxa de analfabetismo da população de Araraquara de 5,2% para 3,6% em 10 anos.
“Os números são um sinal de que o município conseguiu desenvolver programas bem sucedidos contra o analfabetismo”, avaliou o coordenador.
O prefeito Marcelo Barbieri ressaltou que esta certificação é também resultado dos investimentos realizados na Educação nos últimos anos. “A Educação sempre foi prioridade no nosso governo. Reformamos e ampliamos nossas escolas, implantamos o Sistema Sesi, modernizamos nossas unidades para melhor atender alunos e professores. Buscamos qualificar nossa rede e profissionais para obtermos resultados importantes como a redução da taxa de analfabetismo e proporcionar qualidade de vida a nossa população”, afirmou Marcelo.
Para a secretária municipal da Educação, Arary Ferreira, o título “é o reconhecimento a um trabalho sério, desenvolvido com muita responsabilidade e critério pela equipe do Programa de Educação de Jovens e Adultos em parceria com o Movimento Brasil Alfabetizado”.
“É uma alegria receber este selo, que coloca a cidade de Araraquara mais uma vez em destaque no cenário nacional. Agradeço muito ao prefeito Marcelo por confiar neste trabalho e nos dar todas as condições para que seja desenvolvido com qualidade”, destacou Arary.
Avanços
O Programa de Educação de Jovens e Adultos, neste ano de 2014, comemorou conquistas inéditas, como recorde de matrículas e salas com zero por cento de evasão.
“Este ano, tivemos pela primeira vez a lotação das salas de aula do NEJA. Hoje, são nove turmas nos períodos diurno e noturno. Além disso, tivemos um grande exemplo de superação na sala de aula do MOVA no Cecap, onde não foi registrada nenhuma evasão e todos os estudantes foram aprovados para seguir seus estudos”, contou Arary.