12/06/2014 - 04h02
Plano Municipal de Saneamento
Aconteceu nesta terça-feira (10), na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, apresentação da minuta do Plano Municipal de Saneamento Básico.
A reunião foi organizada pela Secretaria da Articulação Institucional e da Participação Popular e contou com a participação de 62 integrantes de diversos Conselhos Municipais e de representantes do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), responsável pela elaboração do documento.
A apresentação foi conduzida pelo consultor Márcio Chaves Pires, da Walm Engenharia e Tecnologia Ambiental, empresa que preparou a versão final do plano.
A secretária de Articulação Institucional e Participação Popular Silvia Brunetti ressalta que o encontro teve como principal objetivo apresentar as linhas gerais do plano aos conselheiros, que atuarão como disseminadores das informações apresentadas no encontro junto à comunidade, e poderão contribuir com sugestões.
O Plano Municipal de Saneamento Básico é um instrumento de planejamento que serve para auxiliar municípios a identificar os problemas do setor, como diagnosticar a demanda de expansão e a melhoria dos serviços públicos.
Também é um meio de estudar alternativas e de estabelecer objetivos, metas e investimentos visando à universalização do serviço público de saneamento.
O Plano abrange serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de drenagem e manejo das águas pluviais, apresentado para discussões e aprovação pelo município, conforme o previsto na legislação federal que estabelece as diretrizes.
Também participaram da apresentação o superintendente do Daae, Guilherme Ferreira Soares, além de coordenadores executivos e gerentes da autarquia municipal.
A minuta do Plano Municipal de Saneamento Básico estará disponível para consulta nos sites da Prefeitura e do Daae a partir desta quinta-feira (12), e será objeto de audiência pública no dia 7 de julho.