Primeiras casas populares do Valle Verde estão prontas

Prefeito Marcelo acompanhou vistoria da Caixa Federal que atestou a qualidade das moradias; todas possuem aquecedor solar

Fotógrafo: João Carlos
13/06/2014 - 03h33

Casas populares

O prefeito Marcelo Barbieri acompanhou, na manhã dessa quinta-feira (12), em Araraquara, a visita técnica do engenheiro Ricardo Patriota Rodrigues, da Caixa Econômica Federal (CEF), ao núcleo residencial Jardim Valle Verde, localizado na região dos bairros Selmi Dei e Adalberto Roxo. O secretário municipal da Habitação Edélcio Tositto também esteve no local, além de engenheiros da empresa responsável pela obra.

A CEF veio certificar a qualidade das casas que já estão concluídas no canteiro de obras no Adalberto Roxo e servirão de modelo para as outras residências. As novas moradias apresentam um novo padrão de qualidade, como paredes de concreto, banheiros com acessibilidade e aquecedor solar, entre outras melhorias. Todas as unidades possuem aquecedor solar.

Estão sendo construídas 1.992 novas moradias populares do programa Minha Casa Minha Vida – 1.432 do Valle Verde e outras 560 do núcleo residencial Jardim do Valle, que integram o maior programa de habitação já desenvolvido na cidade.

“Estamos colocando em prática o maior programa habitacional da história de Araraquara, transformando o sonho da casa própria em realidade para centenas de famílias”, ressaltou o prefeito Marcelo, ao destacar as cerca de 4,7 mil novas moradias populares, parte delas já entregues pelo seu governo, ou em processo de construção na cidade.

Sobre o núcleo do Valle Verde, Marcelo disse que a população estará muito bem servida pelo novo padrão apresentado. “A qualidade das novas residências é excelente”, resumiu o prefeito, que estava acompanhado também por representantes da CCM Engenharia, como Gastão Azevedo Mendonça, superintende de Obras, e Osório Gonsalves Aguiar, engenheiro responsável pelas obras em Araraquara.

Estrutura

Cada residência possui cerca de 42 metros quadrados de área construída e terreno de 200 metros quadrados e são destinadas a famílias com renda mensal de até R$ 1,6mil. Ambos os núcleos também terão novas melhorias por meio do programa Casa Paulista, do governo do Estado.

Segundo Edélcio Tositto, as obras do Jardim Valle Verde estão dentro do cronograma e a previsão de entrega é em 2015. O secretário enalteceu a “política agressiva” do governo do prefeito Marcelo no combate ao déficit habitacional do município.

De acordo com Gastão Azevedo Mendonça, cerca de 600 pessoas trabalham atualmente na construção dos dois novos núcleos e a previsão da construtora é aumentar o contingente para até 800 trabalhadores. A previsão de entrega dos dois conjuntos habitacionais é até meados de 2015.

Cronograma

Recentemente, o prefeito Marcelo já entregou 485 casas populares do Conjunto Residencial Anunciata Palmira Barbieri e outras 538 do Romilda Taparelli, ambos na região do Adalberto Roxo e do Minha Casa Minha Vida.

Também entregou 49 casas do PAC no Hortênsias; 24 do PAC 1 no Adalberto Roxo; além de 498 no São Rafael e 256 apartamentos no Iguatemi, ambos também do Minha Casa Minha Vida; mais 374 casas do PAR no Altos de Pinheiros; 63 do mutirão do Hortênsias e Arco-Íris; e 33 unidades do Recanto Feliz (para idosos), num total de 2.320 unidades.

Além das residências já entregues, estão em fase de obras outras 20 casas no Cecap, do Programa Vila Dignidade (para idosos); 338 do Conjunto Maria Helena Lepre Barbieri, na região do Adalberto Roxo (do Minha Casa Minha Vida), e as 1.992 do Valle Verde e Jardim do Valle, que somam mais 2.350 unidades em construção e 4.670 no total, no atual governo.