Solenidade marca 56º aniversário do 13º Batalhão da PM

Prefeito Marcelo ressalta a importância da instituição e as parcerias realizadas com o município em defesa da população

Fotógrafo: Sergio Pierri
17/06/2014 - 03h26

Presente na manhã desta segunda-feira (16) na sede do Tribunal de Contas do Estado, o prefeito Marcelo Barbieri prestigiou a solenidade em comemoração aos 56 anos do 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior (13º BPMI), sediado em Araraquara, que abrange 19 municípios.

Com a participação de diversas lideranças militares e civis, como o presidente da Câmara Municipal João Farias e outros vereadores, Marcelo também participou da série de homenagens prestadas a PMs na ativa e da reserva (aposentados), com a entrega da Medalha do Cinquentenário, instituída em 2011 pelo próprio 13º Batalhão.

Ao ressaltar a importância da Polícia Militar e suas ações em defesa da população de Araraquara e de todo o Estado de São Paulo, Marcelo elogiou os homenageados com as medalhas. Ao mesmo tempo, agradeceu a instituição pelos trabalhos realizados, inclusive as campanhas anuais de combate às drogas por meio do Proerd, programa educacional que envolve a rede escolar do município.

O prefeito ainda destacou a parceria da PM com a Prefeitura nas ações envolvendo o trânsito. “O trabalho conjunto com a Coordenadoria de Mobilidade Urbana reduziu os índices de acidentes graves em Araraquara”, enfatizou Marcelo. Só no ano passado, o número de vítimas fatais no trânsito de caiu 43,48% na cidade.

Compromisso

Também o comandante interino do 13o BPMI, major Nilsen Derwood Mills Junior, destacou os 56 anos em Araraquara e as ações desenvolvidas em defesa da comunidade nos 19 municípios. “Durante todo este período, a corporação tem agido com muito compromisso contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população”, acrescentou.

Representando o comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Benedito Roberto Meira, o coronel Humberto Gouvêa Figueiredo, do Comando de Policiamento do Interior 9 (de Piracicaba), também elogiou as ações do 13º BPMI, onde atuou por 18 anos. “Foi um período de muito aprendizado”, resumiu.

Também participaram da solenidade os vereadores Tenente Santana, Jeferson Yashuda e Juliana Damus, o secretário municipal de Governo Nino Mengatti, e do diretor do Fórum de Araraquara, juiz Heitor Ferreira do Amparo, entre diversas outras autoridades civis e militares, locais e regionais, e representantes de Governo.

Histórico

Em 1947, existia em Araraquara um pequeno destacamento policial, sob comando do município de Bauru. Em 18 de março de 1950, o destacamento tornou-se a 4ª Companhia Independente de Policiamento, com sede na Avenida José Bonifácio, no Centro da cidade.

Já em 17 de junho de 1958 a 4ª Companhia Independente obteve a elevação a Batalhão de Polícia, sendo denominado 1º Batalhão de Caçadores, com atribuição sobre a região que se estendia de Araraquara a São José do Rio Preto.

A partir de 1961, com nova nomenclatura, o 13º Batalhão Policial da Força Pública de São Paulo passou a sediar o espaço ocupado atualmente, na Rua Jorge Biller Teixeira, número 519, Vila Ferroviária.

O 13º BPMI é responsável pelo policiamento preventivo nos municípios de Araraquara, Taquaritinga, Matão, Boa Esperança do Sul, Trabiju, Gavião Peixoto, Itápolis, Fernando Prestes, Cândido Rodrigues, Santa Ernestina, Borborema, Américo Brasiliense, Santa Lúcia, Rincão, Ibitinga, Dobrada, Nova Europa, Tabatinga e Motuca.