Primeira unidade a receber o projeto em caráter experimental é a do Jardim América; modelo poderá ser levado a 14 postos de saúde
Fotógrafo: João Carlos
17/06/2014 - 03h28
Farmácia distrital
A Secretaria Municipal de Saúde implanta na próxima segunda-feira (23), em caráter experimental, a primeira farmácia distrital de Araraquara. O novo padrão de atendimento será avaliado e, caso obtenha êxito, será levado de forma gradativa a outros postos de saúde.
O objetivo deste novo modelo é otimizar o atendimento aos usuários da rede municipal de saúde e garantir que durante todo o horário de funcionamento da unidade haja o profissional farmacêutico para atender e orientar a população quanto ao uso dos medicamentos receitados e retirados.
Nesta primeira etapa de testes, os usuários das unidades de Saúde da Família (USF) Luiz Alberto Marin Jr., no Jardim Pinheiros e “Dr. Ricardo Resende Cordeiro”, na Vila Biagioni, serão atendidos pela unidade de saúde Dr. Marcelo Edgar Druet, no Jardim América.
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) já estão informando os pacientes sobre a mudança no funcionamento das farmácias e orientando a todos sobre como proceder para a retirada dos medicamentos.
“Queremos otimizar o funcionamento das farmácias. Concentrando os serviços farmacêuticos, conseguiremos mais qualidade no atendimento”, explicou o secretário de Saúde, Wilson Aravechia.
As unidades que receberem farmácias distritais contarão com um farmacêutico no local durante todo o período de funcionamento do posto. As mudanças foram aprovadas na VIII Conferência Municipal de Saúde realizada em 2011 e preveem que os serviços sejam concentrados em 14 postos de saúde escolhidos estrategicamente após análise da região e população de abrangência.