Cenas Curtas são destaque na Semana Luiz Antônio (dia 26)

Na quinta (26) diversos grupos locais apresentam encenações de até 20 minutos

25/06/2014 - 00h47

A programação da Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa apresenta na quinta-feira (26): “Cenas Curtas”, encenações com até 20 minutos realizadas em diversos locais da região central. Com uma programação centrada na produção cênica local, a Semana Luiz Antônio – realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com o apoio do SESC Araraquara – tem entrada gratuita em todas as atividades.

As Cenas Curtas têm participação dos seguintes grupos: Cia Maizum de Artes Cênicas com “Cartas - Experimento Cênico” (19 horas, na Casa dos Conselhos), Denis Pimentta com “Levante sua bunda e faça! Comédia em pé e algo mais” (19h30, no Teatro Wallace Leal), Henrique Nogueira com “E é Assim que é o Amor!” (20 horas, na Casa da Cultura), Mauricio Coronado Junior apresenta o “O Oco”, 20h30 no Palacete das Rosas e logo após, às 21h30, participa do primeiro Escambo Cultural da programação. 

“Cartas – Experimento Cênico” - 19 horas, na Casa dos Conselhos

A partir do processo de investigação e criação do projeto “Histórias Curtas sobre Amores Inacabados”, quatro atores se reuniram para desenvolver uma dramaturgia por meio de histórias colhidas a partir do tema proposto. A pesquisa resultou nos experimentos cênicos “Carta XIII” e “Carta IV”, que levam os números das cartas de tarot como títulos, e tem suas significações ligadas ao conteúdos das cenas.

Em “Cartas – Experimento Cênico”, a cena se desenrola em meio a histórias - confissões, de uma, duas, múltiplas figuras que conversam entre si. O amor, seus desdobramentos, o desamor, o desatar dos laços, o não entendimento dos próprios sentimentos, o fim.

A Cia. Maizum de Artes Cênicas apresenta o experimento cênico com os atores Carol Gierwiatowski, Gil Cavalcante, Neila Dória e Renato Alves. O texto de “Cartas – Experimento Cênico” é de Renato Alves e a direção assinada por Rafael Guerche e o grupo.

Com 20 minutos de duração, “Cartas...” tem recomendação etária para 12 anos. O experimento se propõe ser realizado para um número reduzido de pessoas, de no máximo 35 espectadores. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação, na Casa dos Conselhos, localizada à Avenida Espanha, nº 551, no Centro da cidade (próximo à Casa da Cultura). 

“Levante sua bunda e faça! Comédia em pé e algo mais” - 19h30, no Teatro Wallace Leal

Em tempos de smartphones, produtos plus, valores agregados, coisas híbridas e artes antropofágicas, o ator e palhaço Denis Pimentta acrescenta improvisos, video-art, performances inusitadas e palhaçaria neste espetáculo solo de comédia em pé.

Nas palavras de Pimentta: Tentarei mudar o mundo em 20 minutos. Não sei se é bom, mas venha, pois de graça até injeção na testa. Só há salvação no riso.

O espetáculo tem texto, direção, atuação e produção de Denis Pimentta e é recomendado para maiores de 16 anos. 

“E é Assim que é o Amor!” - 20 horas, na Casa da Cultura

A cena é livremente inspirada no conto “Os Objetos”, de Lygia Fagundes Telles (escrito em 1969 e publicado no livro “Antes do Baile Verde”) e apresenta um personagem comum, porém denso, que luta contra o tempo.

A historia é contada pela visão de Miguel, que utiliza os objetos para fazer uma metáfora de sua vida e sua relação com sua mulher, pois tiveram um passado feliz, mas no presente enfrentam problemas, principalmente pelo desequilíbrio mental de Miguel.

Em “E é Assim que é o Amor!” são abordados temas como a solidão, a loucura e o fim do amor. A cena é comandada pelo ator Henrique Nogueira, que também assina a adaptação da obra, com direção de Elisete Gomes e Fábio Supérbi. A cenografia fica a cargo de Henrique Nogueira e Sheila Dourado. 

“O Oco” – 20h30, no Palacete das Rosas

“O Oco” é um monólogo com Mauricio Coronado Junior que acontece num espaço intimista, no formato de arena, com a intenção de aproximar o espectador do ator, em uma analogia das relações de proximidade entre o fiel com seu Deus. “O Oco” é uma adaptação teatral do livro “Poemas Malditos, Devotos e Gozosos”. A obra trata das possíveis relações do homem com a figura de Deus, a partir da poesia e vida da escritora Hilda Hilst, cuja morte neste ano de 2014, faz dez anos.

“O Oco” tem direção de Rafael Truffaut e Natacha Dias e dramaturgia de Rafael Truffaut. Após a apresentação, Mauricio Coronado Junior participa do primeiro Escambo Cultural da programação da Semana Luiz Antônio (no Palacete das Rosas, às 21h30), falando um pouco sobre a produção do espetáculo e da sua carreira artística. 

 

SERVIÇO:

26/06 – Quinta-feira

26ª Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa apresenta “Cenas Curtas”

 

19h: “Cartas - Experimento Cênico”, com Cia Maizum de Artes Cênicas

Casa dos Conselhos (Avenida Espanha, nº 551 – Centro)

20 min – 12 anos

 

19h30: “Levante sua bunda e faça! Comédia em pé e algo mais”, com Denis Pimentta

Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues (A. Espanha, nº 485 – Centro)

20 min – 16 anos

 

20h: “E é Assim que é o Amor!”, com Henrique Nogueira

Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa (Rua São Bento, nº 909 – Centro)

10 min - livre

 

20h30: “O Oco”, com Mauricio Coronado

Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, nº 794 – Centro)

45 min – 14 anos

 

21h30: Escambo Cultural, com Mauricio Coronado

Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, nº 794 – Centro)

40 min – livre