Fotógrafo: João Carlos
25/06/2014 - 00h53
Academia adaptada!
A primeira academia adaptada para pessoas com deficiência de Araraquara, na Praça Scalamandré Sobrinho, na Vila Ferroviária, recebeu os equipamentos de musculação.
O projeto é da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, e está sendo desenvolvido na cidade por solicitação do prefeito Marcelo Barbieri, da presidente do Fundo Social Zi Barbieri do vereador Jair Martineli.
A academia tem diversos equipamentos, como máquinas de tríceps, bíceps, supino vertical, remada sentado, abdominal, twist e giro de punho, jogo de barras, barras paralelas e bicicleta de mão. Todos eles adaptados. O investimento do governo do Estado foi de R$ 30 mil.
Segundo o prefeito, a academia é mais uma conquista para as pessoas com deficiência, inclusive para os paratletas. “Estamos realizando os Jogos Regionais e nossos paratletas têm apresentado excelente participação”, disse o prefeito, incentivando a prática esportiva.
O entorno da nova academia ao ar livre já possui estrutura esportiva e é de fácil acesso.
De acordo com o secretário de Esportes, Geicy Sabonete, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer fará o gerenciamento dos equipamentos de musculação com monitores especializados. A previsão é que a academia entre em funcionamento no segundo semestre.
Terceira idade
Além de participar da instalação da academia adaptada, o Fundo Social de Solidariedade já implantou três praças de exercícios físicos com cinco estações diferentes para a terceira idade. As três praças contempladas são Major Abel Fortes, a do Parque Infantil, e das igrejas do Carmo e Nossa Senhora Aparecida na Vila Xavier.