2º Festival Delícias do Milho supera todas as expectativas

Foram consumidas 80 mil espigas de milho verde por 50 mil visitantes no período do evento gastronômico que gerou 300 empregos e renda

14/06/2011 - 03h07

Realizado nos dias 11 e 12 de junho de 2011 no distrito rural de Bueno de Andrada em Araraquara, a segunda edição do Festival Delícias do Milho conseguiu atingir seus principais objetivos de realização que visa o desenvolvimento socioeconômico sustentável e cultural da localidade rural, tratando-se de uma alternativa para se evitar a migração de famílias locais para a cidade em detrimento da escassez de trabalho no campo, dentre outras circunstâncias, considerando a crescente mecanização da colheita de cana-de-açúcar na região.
O evento superou em números todas as expectativas do acontecimento, considerando um público acima de 50 mil visitantes com acesso gratuito ao recinto, oriundos de toda a região, formando um enorme congestionamento calculado em 15km veículos entre Araraquara e Bueno de Andrada o que fez com que muita gente desistisse de tentar chegar até o evento, retornando do meio do caminho que em determinado momento levou aproximadamente 2 horas para se fazer o percurso normalmente feito em 15 minutos. A estimativa do consumo de milho verde em cerca de 2 hectares do produto, ou seja, 80 mil espigas de milho produzido com a promoção da agricultura familiar no Município e comercializado no período do evento, em determinado horário no domingo devido ao grande consumo, foi preciso reabastecer as barracas com o produto, o que demorou cerca de duas horas para se conseguir fazer a entrega para atender aos pedidos dos consumidores, devido ao tamanho congestionamento do trânsito até Bueno de Andrada. As famílias participantes na área de alimentação do evento foram treinadas por meio do curso de capacitação de comidas típicas em parceria com o Centro Paula Souza e receberam palestras sobre noções de higiene na manipulação de alimentos e sobre gestão de negócios. Os trabalhadores também recebem assessoria contínua com orientação ao programa MEI, Microempreendedor Individual do Sebrae. Participaram do evento moradores da comunidade rural de Bueno de Andrada, trabalhadores ambulantes do programa Economia Solidária, entidades e associações beneficentes de Araraquara. Em parceria com o Itesp, Faesp, Senar e Sindicato rural, mulheres trabalhadoras no campo puderam aprender uma rentável ocupação com o curso de sacolas de palha de milho para promover a conscientização da importância da preservação do meio ambiente seguindo a legislação estadual que vai proibir o uso de sacolas de plástico em estabelecimentos comerciais no Estado de São Paulo até o final do ano. Produtores locais de cachaça e rapadura artesanal puderam expor seus produtos certificados. 
Os participantes da área de alimentação com 15 barracas de comidas típicas tiveram a oportunidade de gerar a sua própria renda de acordo com a proposta de realização deste evento. Calcula-se a renda média de R$ 4.000,00 por cada família participante nos dois dias de evento na área de alimentação de comidas típicas. Além de promover a localidade como destino turístico durante todo o ano, o Festival gastronômico movimenta a economia local, gerando 300 empregos e renda, de maneira direta e indireta para as famílias rurais e toda a comunidade, incluindo a área de alimentação diversificada com outros alimentos que foi instalada no local e o pequeno comércio da vila rural. Por solicitação da primeira-dama do Município, um espaço foi destinado para estacionamento pago de veículos com renda revertida ao Fundo Social de Araraquara. A organização do evento disponibiliza espaço para a divulgação sobre o assunto proteção aos animais e este ano prestou solidariedade a questão da cardiopatia infantil congênita.
O 2º Festival Delícias do Milho ofereceu uma programação cultural gratuita e variada em parceria com o Sesc-SP e a Secretaria de Estado da Cultura, com apoio estrutural da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. A iniciativa de realização do evento é do publicitário Théo Bratfisch, idealizador e organizador do evento ratificado em lei municipal. Foi estabelecido o apoio de infraestrutura local com a Prefeitura de Araraquara por meio da Subprefeitura de Bueno de Andrada e Secretarias do município, dentre outras parcerias importantes com entidades sociais, com o Governo do Estado de São Paulo, a Fundação Raphael Montoro e o Rei do Chopp. O sucesso do evento também se deve a grande mobilização e o apoio institucional de editores, jornalistas e veículos de comunicação que todos os anos prestigiam o evento para o maior envolvimento e a participação da população de Araraquara e região. A terceira edição deste evento em 2012 está inscrita no ProAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo.