Campeonato Mundial: três duplas avançam à segunda fase em Roma

Talita/Maria Elisa, Juliana/Larissa e Taiana/Vivian já estão classificadas para a fase eliminatória

Fotógrafo: João Pires/LBF
15/06/2011 - 02h20

O Brasil já tem três duplas femininas asseguradas na fase eliminatória do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, que acontece em Roma, na Itália. Após a rodada desta terça-feira (14), Talita/Maria Elisa, Taiana/Vivian e Juliana/Larissa garantiram vaga na segunda etapa da competição. Maria Clara e Carolina ainda seguem na briga pela classificação.
Única dupla feminina a estrear nesta terça, Vivian/Taiana conseguiu boa vitória por 2 sets a 0 (21/16 e 21/10) sobre as canadenses Lessard e Martin, em jogo válido pelo Grupo J. No segundo jogo desta terça, Vivian/Taiana voltou a vencer, desta vez, Brink Abeler/Grün, da Alemanha, por 2 a 0 (21/18 e 21/15), em 35 minutos.
Talita e Maria Elisa também voltaram à quadra. Depois de estrear com vitoria no Grupo B, a dupla do Brasil venceu mais uma e garantiu matematicamente a classificação para a segunda fase. Desta vez, a vitória brasileira foi sobre Liliana/Baquerizo, da Espanha, por 2 sets a 0 (21/9 e 21/13), em 33 minutos. 
Pelo Grupo A, Juliana/Larissa manteve a sequência de vitórias do Brasil nesta terça-feira ao passar por Kadijk R/Mooren, da Holanda, por 2 sets a 0 (21/14 e 21/18), em 34 minutos de jogo. 
E em 32 minutos, Maria Clara/Carol, do Grupo K, conseguiu se recuperar da derrota de ontem ao vencer Hinchley/Rohkamper, da Austrália, também por 2 a 0 (21/15 e 21/13).
Maria Elisa comemorou o resultado, mas acredita que, a partir de agora, o campeonato ficará ainda mais difícil. "Alcançamos nosso primeiro objetivo, a classificação. Agora a meta é fechar a primeira fase com 100% de aproveitamento. Depois, pensaremos no mata-mata. Daqui para frente as dificuldades aumentarão. A competição começará a afunilar", avaliou Maria Elisa
Segundo Larissa, o objetivo é buscar um lugar na disputa pelo título. "As holandesas nos deram trabalho e usaram sua experiência, mas conseguimos nos impor e vencer. Agora vamos jogar contra a dupla da Alemanha que é jovem, mas está motivada porque venceu os dois primeiros jogos assim como nós. Temos que manter a tranqüilidade e o nosso foco nos objetivos que traçamos. Vamos dar o máximo para continuar conquistando vitórias e merecer uma vaga na decisão", afirmou Larissa.
A próxima rodada será realizada nesta quarta-feira (15.06) com as quatro duplas do Brasil em ação. Juliana/Larissa enfrenta Köhler/Sude, da Alemanha, pelo Grupo A; Talita/Maria Elisa encara Li Yuk Lo/Rigobert, das Ilhas Maurício, pelo Grupo B; Vivian/Taiana voltam à quadra para enfrentar Holtwick/Semmler, da Alemanha, pelo Grupo J, e Maria Clara/Carol joga contra Bansley/Maloney, do Canadá, em partida válida pelo Grupo K.