“Indiscotíveis”: novo livro tem araraquarenses na produção

Obra reúne 14 ensaios sobre discos essenciais da música brasileira

28/06/2014 - 01h40

Será lançado no dia 02 de julho, em São Paulo, o livro “Indiscotíveis” que traz 14 ensaios sobre álbuns clássicos da música brasileira e tem organização do jornalista araraquarense Itaici Brunetti e ilustração de Luciano Salles.

Com liberdade para se expressar, o livro traz uma grande variedade de estilos na escrita. “Alguns levaram o tom mais para o lado jornalístico, enquanto outros narraram a própria vivência com o disco”, diz Itaici.

A diversidade também se revela na seleção dos discos: há desde Acabou Chorare, clássico da MPB dos Novos Baianos, até Roots, álbum-chave do Sepultura. A seleção é eclética tal qual a sonoridade do País.

Músicos e jornalistas foram convidados a escrever sobre os discos sem poupar detalhes pessoais de seu envolvimento com a obra. Emicida, Kid Vinil, Pablo Miyazawa e Tatá Aeroplano são alguns dos nomes que assinam os capítulos. Este é o sexto livro da editora Lote 42 e o primeiro a ter mais de um autor.

O livro vem no formato de box com sete livretos quadrados. Cada um deles tem dois capítulos, fazendo referência aos lados A e B dos discos. Para explorar ainda mais esse conceito do vinil, cada livreto tem a medida dos EPs de sete polegadas, usados antigamente para lançar os singles.

Cada capa e contra-capa dos livretos conta com uma reinterpretação da arte dos álbuns originais. Cinco artistas visuais foram convidados especialmente para isso, e aqui cabe a participação de Luciano Salles, juntamente com Luciana Martins, Gustavo Piqueira, Dalton Soares e Yara Fukimoto. Vale lembrar que o araraquarense Luciano Salles – ou Pirica – é autor das HQs independentes “O Quarto Vivente” (2013) e “Luzcia, a Dona do Boteco” (2012); em “Indiscotíveis” ele faz releituras de “Sobrevivendo no Inferno” (disco dos Racionais MC’s), Roots (Sepultura) e de “Cabeça Dinossauro” (Titãs).

O livro será lançado no dia 02 de julho, a partir das 19h, na cervejaria e loja de vinis Sensorial Discos (Rua Augusta, 2389). A banda Lux Art Sans, do guitarrista e compositor paulista Lucio Artioli dos Santos, fará um pocket show acústico em que tocará algumas das músicas dos discos emblemáticos além de canções do próprio repertório.

“Indiscotíveis” tem preço de capa de R$ 49,90. O livro pode ser adquirido nas principais livrarias e na loja virtual da editora: www.lojalote42.com.br. A Lote 42 se apresenta como “uma editora com alma de start-up” por estar aberta a inovações e usar o ambiente digital como um complemento para as suas obras.