15/06/2011 - 02h54
O Ciclo de Estudos “Literatura Sociedade e Cultura” discute, nesta quarta-feira (15), o livro “Primeiros Cantos”, de Gonçalves Dias. A atividade será realizada no auditório da Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade, a partir das 15 horas, com entrada gratuita.
O Ciclo de Estudos apresenta palestras sobre obras literárias indicadas para o vestibular, numa realização da Secretaria de Estado da Cultura – por meio da Oficina Cultural Regional Lélia Abramo, e em parceria com a Prefeitura Municipal - Secretaria Municipal de Cultura e Fundart.
As aulas são indicadas para alunos que irão prestar o vestibular e a abordagem de “Primeiros Cantos” será monitorada por Haroldo José de Campos, sob orientação da OIESIS - Organização Social de Cultura.
“Primeiros Cantos” foi publicado em meados de 1847, ainda em meio a precariedades financeiras de Gonçalves Dias. O livro de poesias – que tem como abertura o poema "Canção do Exílio" – rendeu para Gonçalves Dias, a fama e a admiração de Alexandre Herculano e do Imperador D. Pedro II.
Alguns dos poemas dos “Primeiros Cantos” destacam o índio, sendo a grande novidade desta obra significativa do período romântico brasileiro. Nos cantos de Gonçalves Dias, o índio é a personagem principal, o herói. Gonçalves Dias foi inovador ao mostrar o índio como personagem principal e importante do contexto histórico brasileiro, ao contrário de outros autores – como por exemplo Basílio da Gama, que transformou o índio no vilão.
A partir dos “Primeiros Cantos”, o que antes era tema – saudade melancolia, natureza, índio – se tornou experiência, nova e fascinante, graças à superioridade da inspiração e dos recursos formais.
O Ciclo segue com atividades até o dia 29 de junho, com entrada franca. O programa ainda apresenta: “Primeiras Estórias” (22) e “A Santa Joana dos Matadouros” (29). Os interessados devem se inscrever na própria biblioteca, na hora do evento. Mais informações pelos fones: (16) 3324-3946 ou 3332-0777.