Fotógrafo: Sergio Pierri
03/07/2014 - 02h38
Entrega de equipamentos
A ministra de Estado da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti, entregou 94 conjuntos de equipamentos (kits) para os Conselhos Tutelares de 84 cidades do Estado de São Paulo, nesta quarta-feira (2), no Centro Internacional de Convenção Dr. Nelson Barbieri, em Araraquara.
Cada conjunto de equipamento inclui um automóvel, cinco computadores, uma impressora multifuncional, um refrigerador e um bebedouro. Araraquara recebeu dois conjuntos, um para cada Conselho Tutelar do município.
A cerimônia de entrega dos equipamentos reuniu cerca de 50 prefeitos de todo o Estado. O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani, representou o prefeito Marcelo Barbieri no evento. Também estiveram presentes o deputado federal Arlindo Chinaglia; o secretário municipal de Governo, Nino Mengatti; os vereadores Elias Chediek, Édio Lopes, Jeferson Yashuda, Donizete Simioni e João Farias; o presidente do Fórum dos Conselhos Tutelares da Região de Campinas, Reinaldo Balbino; a conselheira tutelar de Araraquara, Camila de Araújo Cequetari; e Edson Santana, representante do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes. .
Segundo a ministra, a doação dos equipamentos faz parte da política do Governo Federal para melhorar as condições de trabalho e fortalecer os cerca de 45 mil Conselhos existentes no País, cuja importância vem crescendo a cada ano.
Além dos equipamentos, o Governo Federal também realiza um trabalho de qualificação dos conselheiros há três anos. “Outra novidade é que, para o próximo ano, pela primeira vez as eleições para conselheiros serão realizadas no mesmo dia”, afirmou a ministra.
O deputado Chinaglia, autor da emenda parlamentar para a doação dos kits, afirmou que neste ano o Governo Federal destinou cerca de R$ 10 milhões para equipar os Conselhos Tutelares.
O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social leu a carta de boas vindas do prefeito Marcelo Barbieri para os prefeitos presentes e destacou as políticas existentes em Araraquara que se tornaram referência para outras cidades do país na área social.
“Além da estrutura existente, como os oito Centros de Referência em Assistência Social (Cras), o Creas, o Centro Pop, o Espaço Kaparaó e a Escola de Serralheria, a Prefeitura de Araraquara oferece cursos e oportunidades de capacitação profissional para milhares de pessoas”, destacou Porsani.
Conselhos Tutelares
Os Conselhos Tutelares foram criados a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente, e têm a função de zelar pelo cumprimento dos direitos, operando no enfrentamento à negligência, à violência física, à violência psicológica, à exploração sexual e a outras formas de violações que vitimam meninas e meninos.
Em Araraquara, os dois Conselhos Tutelas funcionam nos seguintes endereços na Rua Expedicionários do Brasil, 3.098, no São Geraldo e Alameda Paulista, 1.417, na Vila Xavier.