Diretor do Ministério da Educação conheceu unidade do Bela Vista e pretende concluir projeto federal inspirado no modelo araraquarense
Fotógrafo: João Carlos
03/07/2014 - 02h40
Educação
O Governo Federal deve lançar nos próximos meses uma nova ação dentro do Ministério da Educação (MEC) para atender a demanda por ensino infantil em toda zona rural do País. A ideia é construir módulos de Educação Infantil anexos à Escola de Ensino Fundamental, modelo semelhante ao implantado em Araraquara pelo prefeito Marcelo Barbieri, em 2011.
O diretor de Políticas em Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico-Raciais do Ministério da Educação (MEC), Thiago Tobias, esteve em Araraquara na terça-feira (1º) para conhecer de perto a unidade municipal do Assentamento Bela Vista, que há três anos recebeu o novo prédio para o atendimento exclusivo de crianças de zero a cinco anos, filhos dos assentados.
Acompanhado pela secretária municipal da Educação, Arary Ferreira, o diretor visitou a Escola “Hermínio Pagoto”, conversou com alunos e funcionários, elogiou o trabalho da equipe e parabenizou a Prefeitura.
“Temos boas referências nacionais da educação municipal de Araraquara, achei a unidade bem estruturada e o modelo de escola integrada muito interessante. O trabalho feito em parceria por toda a equipe de professores, coordenadores e a Secretaria Municipal da Educação é fantástico”, destacou Thobias.
“A escola de Araraquara é pra mim uma referência. Existem outras no País, mas não neste modelo de educação integrada, que já funciona desde 2011 e com mais de 50 alunos. Levarei a boa impressão que tive desta experiência para as adequações necessárias ao nosso projeto e pretendemos abrir adesão para os municípios em dois meses, para que eles possam construir módulos similares, bem próximos aos de Araraquara”, afirmou o diretor.
Para a secretária da Educação, a vinda de técnicos do MEC reafirma o conceito de qualidade que a cidade mantém no cenário nacional.
“As escolas no campo de Araraquara são pioneiras no Brasil em atendimento infantil. Todas as ações são planejadas com foco principal no aluno. Desde a formação dos professores até a estrutura da escola, organizadas de acordo com cada faixa etária, são desenvolvidas com muita seriedade pela equipe técnica da Secretaria e contam com apoio fundamental e irrestrito do prefeito Marcelo Barbieri, que sempre priorizou a educação”, afirmou Arary.
“O conhecimento técnico que temos na nossa rede aliado ao apoio do Poder Público têm gerado resultados muito positivos para a Educação de Araraquara. Esta parceria colocou a cidade em destaque diversas vezes no cenário nacional e o fato de um projeto nosso servir de modelo para uma ação tão grandiosa como esta do MEC nos deixa muito felizes e orgulhosos, além da certeza de que estamos no caminho certo para o desenvolvimento das crianças”, declarou a secretária.
Acompanharam a visita à EMEF do Campo “Hermínio Pagoto” as coordenadoras da SME Rosely Berwrth (Educação Básica) e Inês Marini (Políticas Educacionais); as gerentes Viviane Cereda (Educação Infantil) e Ana Maura Bulzoni (Formação Continuada); e de São Carlos, a secretária municipal da Educação Regina Garcia com sua equipe técnica, e a assessora de Projetos Especiais e Relações Etnico-Raciais da Educação, Carmelita Maria da Silva.