Crianças terão sessão de cinema, pipoca, guaraná e dinossauros para montar
05/07/2014 - 02h00
O Mapa – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara estará aberto para visitação no domingo (06) das 10 às 14 horas, dentro da programação da Secretaria Municipal da Cultura e da Fundart que, a cada domingo, abre um dos museus da cidade. A entrada é gratuita.
A programação tem atividades especiais para a criançada, com Sessão de Cineminha que exibirá o filme Dinotopia, além de brincadeiras com dinossauros para montar. Pipoca e guaraná estão garantidas no programa.
No filme Dinotopia, dois irmãos sobrevivem após um acidente aéreo e vão parar em uma ilha que irá transformar suas vidas. Uma terra sem tempo exato e um mundo além do real, onde dinossauros e pessoas convivem em harmonia andando, conversando e até se divertindo juntos. Lá, dinossauros herbívoros são usados como meio de transporte, homens montam em pterossauros e os carnívoros vivem soltos na ilha aterrorizando as pessoas. Há também aqueles que falam e trabalham entre os humanos nas cidades.
Além do filme e das brincadeiras, a criançada poderá conferir as exposições “Mapa: múltiplos olhares” e “Armadilhas Indígenas”.
“Mapa: múltiplos olhares” instiga o interesse do público sobre o universo da Arqueologia e da Paleontologia, para buscar uma visão ampla sobre o assunto e a história em Araraquara. Com uma expografia contemporânea e atrativa a exposição reflete uma arqueologia inovadora, que estuda o passado a partir das questões do presente.
Já “Armadilhas Indígenas” apresenta o resultado da oficina de armadilhas desenvolvida pela Escola Estadual Indígena Índia Vanuíre, localizada no município de Arco-Íris (SP). Esta oficina, assim como outras atividades, faz parte da proposta curricular diferenciada assumida pela escola com o objetivo de resgatar e perpetuar aspectos da cultura tradicional Kaingang, Krenak e Terena.
A oficina foi desenvolvida com base no resgate do saber cultural da comunidade em consulta aos mais velhos, além de pesquisas bibliográficas. A partir das informações levantadas, os educandos da escola Índia Vanuíre confeccionaram armadilhas utilizadas pelos antigos Kaingang.
A exposição é composta por painéis contendo fotos e explicações do passo a passo da construção das armadilhas Nunh ki Tãmh-já, utilizada na caça de animais de médio porte e Êgminko, utilizada para a caça de animais de pequeno porte pelos alunos indígenas. Ambas as armadilhas são feitas de recursos naturais disponíveis na floresta, como galhos e folhas.
SERVIÇO:
Museus aos Domingos
Horário: das 10 às 14 horas
Entrada gratuita
- Dia 06/07: Mapa - Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara
(Rua Voluntários da Pátria, esquina com Av. Portugal - Centro)