Cantor, compositor, escritor e renomado pesquisador da Cultura Afro-Brasileira vem à cidade detalhar o livro didático de sua autoria para educadores da Rede Municipal
09/07/2014 - 03h22
Nei Lopes
A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Educação, receberá na próxima sexta-feira (11) o pesquisador especialista em cultura afro-brasileira Nei Lopes para ministrar a palestra História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. O evento, aberto ao público, será realizado no auditório da Unip, às 8 horas.
De acordo com a secretária municipal da Educação, Arary Ferreira, o objetivo da palestra é trazer o tema para ser discutido de maneira ampla com profissionais da Educação para que tenham subsídio no ensino dentro da sala de aula.
“Receber o autor de um livro didático que utilizamos em sala de aula é uma grande honra, ainda mais quando se trata de um escritor do porte de Nei Lopes, que além de profundo conhecedor da cultura afro é um ícone na luta contra a discriminação racial”, afirmou a secretária.
“Ao trazer o autor para Araraquara, o prefeito Marcelo Barbieri auxilia na construção de novas dinâmicas que podem ser trabalhadas pelos educadores junto aos estudantes. Pelo respeito com que sempre tratou deste tema e o grande apoio no combate ao racismo, o prefeito auxilia decisivamente na formulação de políticas públicas voltadas para uma sociedade mais justa e sem preconceito”, acrescentou Arary.
Nei é autor do livro didático “História e Cultura Africana e Afro Brasileira”, adotado pela rede municipal na implantação da Lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da temática afro em sala de aula. A obra assinada por Nei, indicada para professores e alunos dos ensinos fundamental e médio, além de público em geral, contém atividades desenvolvidas pela escritora Carmen Lucia Campos.
Currículo
Compositor e intérprete de música popular, escritor e estudioso das culturas africanas, no continente de origem e na Diáspora, Nei Lopes tem se consagrado na luta contra a discriminação racial.
Bacharel em Direito e Ciências Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da antiga Universidade do Brasil – UFRJ, tem vasta obra publicada, toda ela centrada na temática africana e afro-originada.
Entre seus livros publicados contam-se, principalmente os seguintes: A lua triste descamba (romance, Pallas, 2012); Dicionário da hinterlândia carioca (Pallas, 2012); Esta árvore dourada que supomos (romance, Babel Editora, 2011); Dicionário da Antiguidade Africana (Civilização Brasileira, 2011); Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana (Selo Negro, 4ª.ed., 2011); Oiobomé, a Epopéia de Uma Nação (romance, AGIR, 2010); História e Cultura Africana e Afro-brasileira (Barsa-Planeta, Prêmio Jabuti, paradidático, 2009); Mandingas da Mulata Velha na Cidade Nova (romance, Língua Geral, 2009); Vinte contos e uns trocados (Record, 2006) Novo Dicionário Banto do Brasil (Pallas, 2003 [2012]); Partido-alto, samba de bamba (Pallas, 2005).