Programação segue até a próxima sexta-feira (18) com exibições diárias de filmes com conteúdos educativos referentes ao tema Meio Ambiente
Fotógrafo: João Carlos
15/07/2014 - 02h25
Cidade
Cerca de 100 alunos do Programa de Educação Integral da Prefeitura de Araraquara assistiram, na manhã desta segunda-feira (14), no auditório da Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”, a primeira exibição do Circuito Tela Verde, mostra nacional de filmes e curtas metragens independentes promovida pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com os Municípios.
De acordo com a gerente de Educação Integral, Ana Paula Rosa Vaccari, mil crianças com faixa etária entre 10 e 12 anos deverão participar da mostra, que segue com programação diária até a próxima sexta-feira (18), nos períodos da manhã e tarde.
“As crianças, acompanhadas de seus educadores, assistem a uma pequena série de curtas metragens, e durante o intervalo entre um e outro são abordadas e discutidas questões ligadas ao conteúdo do filme, no caso deste ano, sobre o tema água e sua importância”, explicou a gerente.
Para a coordenadora de Políticas Educacionais da Secretaria Municipal da Educação (SME), Inês Marini, “a mostra vem ao encontro do projeto de educação ambiental que está sendo trabalhado pelas escolas municipais, e reforça a grande preocupação que existe em torno da criação de uma consciência coletiva para melhorar as condições do nosso meio e combater o desperdício de água”, destacou.
Segundo a diretora do Centro Educacional (CE) “Aléscio Gonçalves dos Santos”, Ana Paula Franzini, as discussões com os alunos sobre o tema escolhido para ser trabalhado na Mostra, são fundamentais para a preservação dos recursos hídricos do planeta.
“Nosso objetivo é proporcionar aos estudantes o pensamento do “uso consciente” da água, e centrados neste tema podemos ilustrar as aulas com os filmes. Explicamos aos alunos que este ano não houve chuva suficiente para manter os reservatórios de grandes cidades e que, por isso, é preciso racionalizar”, afirmou a diretora.
Os alunos do CE Aléscio, do Jardim Pinheiros, assistiram, nesta manhã, os curtas “Incentivo às políticas públicas para o reuso da água” – 17’; “Da nascente ás torneiras” – 4’; e “Desafogando a água” – 13’. Participaram também da abertura da Mostra representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a professora responsável pelo Telecentro Ambiental, Queli Carina Borges, que acompanha o projeto.