Gabinete de Gestão direciona ações para o Jardim São Rafael

Fotógrafo: João Pires/LBF
15/06/2011 - 03h09

O Jardim São Rafael, na região nordeste de Araraquara, será o ponto de partida para a atuação do Gabinete de Gestão Integrada nas Ações de Proteção e Defesa da Criança e do Adolescente (GGI), que teve a primeira reunião de trabalho, no Paço Municipal, liderada pelo prefeito Marcelo Barbieri, na manhã dessa terça-feira (14).
O secretário José Carlos Porsani e a coordenadora municipal executiva, ambos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, apresentaram um diagnóstico do Jardim São Rafael e a partir daí o GGI vai atuar para fortalecer da estrutura social das famílias.
Marcelo afirmou que o novo bairro de Araraquara, entregue em abril desse ano com 498 casas, apresenta um quadro de vulnerabilidade social. “São famílias com renda inferior a um salário mínimo, escolaridade baixa, o que dificulta a inserção no mercado de trabalho, e mulheres que cuidam sozinhas da casa e de dois, três ou mais filhos”, salientou.
O prefeito destacou que o programa habitacional atendeu às famílias mais pobres de Araraquara, entretanto suas necessidades não se esgotam apenas com uma casa. “Precisamos de um trabalho completo nesses núcleos familiares, com políticas de saúde, educação, cultura, esporte. O objetivo é prevenir o uso de drogas e a criminalidade entre crianças e jovens”, afirmou Marcelo.    
Acatando sugestão do juiz da Vara e da Infância e Juventude, Silvio Moura Sales, os membros do GGI comporão três frentes de atuação: Prevenção, Atendimento e Repressão. “As drogas são o grande desfio do mundo moderno. Temos que trabalhar com esse foco. Ninguém ainda tem a receita de como combater isso, mas vamos enfrentar a situação”, disse o juiz.
Moura Sales também reiterou a necessidade de definir interlocutores em cada uma dessas frentes para promover a comunicação entre as diferentes políticas públicas, fator que motivou a criação do Gabinete de Gestão Integrada.
Para o promotor de Justiça Marcel Zanin Bombardi, as três frentes trabalharão coordenadas e, além das drogas, o álcool e o tabaco também devem ser combatidos com rigor.
A troca de experiências; o diálogo entre os membros como OAB, Defensoria Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal; a inserção do Centro Afro no GGI e a valorização das potencialidades dos instrumentos públicos destinados às crianças e aos jovens foram observadas pelo vereador Carlos Nascimento, que colocou a Câmara Municipal à disposição do Gabinete. 

Próximos passos 
Cada um dos três grupos terá seu coordenador escolhido na primeira reunião de cada frente, que irá articular ações integradas com o GGI. O grupo da Repressão reúne-se no dia 21 de junho, às 8h30, no 13º Batalhão da Polícia Militar do Interior; enquanto no dia 27 de junho, às 8h30, o grupo de Prevenção reúne-se no Palacete Jornalista Paulo AC Silva. O grupo de Atendimento marcou o encontro para o dia 28 de junho, também no Palacete às 8h30.
A reunião ordinária do GGI, marcada para o dia 14 de julho, às 8h30, no Paço Municipal, terá na pauta a apresentação dos coordenadores. O prefeito Marcelo Barbieri também sugeriu que cada frente apresentasse um plano de ação para o São Rafael.
O Juiz Silvio Moura Sales avaliou positivamente a reunião. “Assuntos importantes foram esclarecidos e já estamos construindo alianças que irão transformar o discurso em ações práticas na defesa das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social”, concluiu Sales.