Araraquara recebe Esquadrilha da Fumaça no dia 22 de agosto

O prefeito Marcelo Barbieri e o deputado Dimas Ramalho estiveram em Brasília e receberam a confirmação da apresentação

15/06/2011 - 20h34

O prefeito Marcelo Barbieri e o deputado federal Dimas Ramalho confirmaram, nesta terça-feira (15), em Brasília, que Araraquara vai receber a apresentação da Esquadrilha da Fumaça para comemorar os 194 anos da cidade, no dia 22 de agosto, e também o centenário do Tiro de Guerra. A notícia foi dada pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, que fica na Esplanada dos Ministérios. 
A pedido do prefeito Marcelo Barbieri, o deputado Dimas Ramalho encaminhou ofício ao Ministério da Defesa e ao Comando da Aeronáutica, por meio do brigadeiro-do-Ar, Marcelo Kantiz Damasceno, solicitando a participação da Esquadrilha da Fumaça nas festividades de aniversário da cidade. "A esquadrilha já esteve em Araraquara em outras oportunidades e foi muito bem recebida, atraindo milhares de pessoas da cidade e municípios vizinhos. Será, novamente, uma grande honra tê-los como parte do calendário oficial do município", disse o deputado Dimas Ramalho.
O prefeito Marcelo Barbieri disse que Araraquara vai ganhar um grande presente, com uma belíssima demonstração. “A expectativa é muito boa e esperamos que a população prestigie esse grande espetáculo”, disse o prefeito, que fez uma agradecimento especial ao comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, e ao Exército pela parceria nas comemorações dos 194 anos do município e do centenário do Tiro de Guerra.  
O local da demonstração ainda está sendo estudado, mas a demonstração deverá ocorrer no período da tarde, e de manhã será realizado o tradicional desfile cívico. A Prefeitura também está preparando uma extensa e variada programação para o mês de agosto.   
Para a secretária da Cultura, Euzânia Andrade, o espetáculo da Esquadrilha da Fumaça vai abrilhantar as festividades de aniversário da cidade. “Muitas pessoas terão a oportunidade de assistir, pela primeira vez, essa demonstração que já é tradição no Brasil”, destacou a secretária. Euzânia ressaltou, ainda, o trabalho da Secretaria da Cultura, Fundart e de todas as secretarias municipais para oferecer à população importantes eventos culturais e de lazer durante o mês de agosto. 

História Esquadrilha
A Esquadrilha da Fumaça fez sua primeira exibição oficial em 14 de maio de 1952. A Fumaça, como é até hoje conhecida do público, utilizou até 1977 os aviões norte-americanos NA T-6 Texan, construídos sob licença no Brasil durante a II Guerra. No final dos anos 60, operou os jatos de fabricação francesa Super Fouga Magister, denominados T-24 na FAB. Reativada em 1982, a esquadrilha hoje utiliza os turboélices de treinamento T-27 Tucano, fabricados no Brasil pela Embraer. 
Atualmente, com mais de 5 mil demonstrações realizadas no Brasil e no exterior, a Esquadrilha da Fumaça representa, para milhares de pessoas, a oportunidade de travar contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira, passando a respeitá-la e admirá-la pela capacidade dos profissionais que a representam.