Prefeitura entrega novo Telecentro na cidade

Espaço digital fica no Vale do Sol; projeção é atender, em breve, trinta mil usuários por mês

16/06/2011 - 01h46

A Prefeitura entrega nesta quinta-feira (16), o Telecentro Comunitário do Vale do Sol, em Araraquara. Será o nono espaço de inclusão digital entregue desde 2009 na cidade pelo prefeito Marcelo Barbieri, em parceria com o Ministério das Comunicações. O Telecentro oferece acesso gratuito à internet e outros equipamentos de informática.
Segundo o prefeito Marcelo, os telecentros são uma importante ferramenta para serem utilizadas na busca de emprego e aprimoramento profissional. “A Prefeitura coloca essa estrutura à disposição da população também como um instrumento de educação e cultura, visando a inclusão digital”, ressalta.
Apesar de Araraquara já contabilizar quase dez mil famílias cadastradas no programa gratuito Internet Para Todos, os telecentros são oferecidos pela administração municipal para quem ainda não dispõe de computador próprio.
O Telecentro Comunitário do Vale do Sol, instalado no CRAS – Centro de Referência da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social  do bairro -  será o nono equipamento de acesso gratuito à internet a ser entregue pelo governo do prefeito Marcelo. O serviço é resultado da parceria com o Governo Federal em que a Prefeitura fica responsável pela cessão do espaço físico, de funcionários e pela manutenção. 
Ao Ministério das Comunicações cabe o fornecimento do kit completo do telecentro, composto por dez computadores de acesso a banda larga, um servidor de rede, impressora a laser, projetor multimídia, data show e câmera para monitoramento remoto. 
Os terminais de computador também podem receber o serviço de transmissão de sinal televisivo via internet, que permite a transmissão de programas educativos.

Projeções
Segundo o coordenador de Gestão dos Telecentros da Prefeitura, Pedro Antonio Castro, cada unidade tem capacidade para atender até 100 usuários por dia. 
Atualmente, Araraquara dispõe destes equipamentos no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand e na ONG Fonte, ambos na Grande Vila Xavier; na sede da Assessoria Especial de Políticas Para Pessoa com Deficiência e no Centro Afro, ambos no Centro da cidade; no Terminal Rodoviário de Passageiros, no Jardim Nova América, e no início do setor I do Jardim Roberto Selmi Dei.
Já há um telecentro também no Distrito de Bueno de Andrada,  inaugurado no sábado (11), na Subprefeitura do distrito, e os próximos a ser entregues devem ser o do bairro Jardim Victorio De Santi e o do CEC - Centro de Educação Complementar Aléscio Gonçalves dos Santos, no Jardim Pinheiros.
A Prefeitura aguarda o envio de novas antenas pelo Ministério das Comunicações para a implantação de outros cinco Telecentros na cidade - no Assentamento Bela Vista e nos Jardins das Hortênsias e Jardim Dom Pedro I, além da Biblioteca Municipal Mário de Andrade e Assessoria Especial de Políticas para Juventude, ambas no centro.
Com os novos espaços digitais, que serão instalados em regiões estratégicas onde existe maior demanda pelo acesso, a Prefeitura projeta atingir, em breve, cerca de 30 mil usuários por mês no município.