De novo entre os quatro

12/08/2014 - 02h00

Ferroviária/Fundesport vence Taubaté com gol de Mônica, faz 3 a 1 no agregado e vai novamente à semifinal do Campeonato Paulista, com Rio Preto (próximo adversário), São José e XV de Piracicaba. Equipe volta a campo já na sexta-feira (15/8), às 15h, em São José do Rio Preto, para a partida de ida. Maurine volta ao time, mas Bia, que recebeu o terceiro amarelo, desfalcará as Guerreiras Grenás. 

A Ferroviária/Fundesport segue na luta pelo bi consecutivo e o penta do Campeonato Paulista. Ontem (10/8), na Arena da Fonte, as Guerreiras Grenás venceram o Taubaté por 1 a 0, com gol de Mônica, fizeram 3 a 1 no placar agregado e se classificaram para a semifinal. 

O próximo adversário será o Rio Preto, que eliminou o Centro Olímpico com duas vitórias – 2 a 0 em São José do Rio Preto e 2 a 1 em São Paulo. As equipes se enfrentaram na primeira fase. No primeiro turno, no Anísio Haddad, empate em 2 a 2; no segundo, na Arena, vitória afeana por 1 a 0. 

O jogo 

Mesmo podendo perder por um gol de diferença, a Ferroviária, com três atacantes – Rafaela Travalão, Paula e Nayarah –, assumiu o controle do jogo. Mas o domínio não era suficiente para o time criar chances. O Taubaté apostava nos contra-ataques e, num deles, aos 17 minutos, conseguiu uma vantagem numérica. Após um balão para frente, Tayla dominou mal, perdeu a bola e agarrou Lucélia. Recebeu o vermelho direto. 

O técnico Douglas Onça mexeu taticamente na equipe. Como o time atacava em três, ele prendeu as laterais Daiane e Mônica, com Géssica no centro da zaga. Mas foi a Ferroviária que esteve mais perto do gol. 

As 25, Adriane Nenê e Paula fizeram linda tabela, Nenê bateu, Ellen espalmou, a própria meia ficou com o rebote e ajeitou para Paula, que, de esquerda, finalizou por cima. 

Logo na sequência, o banco da Ferroviária esbravejou com o árbitro. Após boa trama, Nayarah escapou e foi agarrada por Nicole, que foi punida com o amarelo. Na cobrança, Daiane mandou por cima do travessão. 

Em outra boa oportunidade, as Guerreiras Grenás foram paradas pela goleira Ellen. Bia avançou pela direita, foi à linha de fundo e cruzou rasteiro, forte. Nenê entrou finalizando de carrinho, mas a arqueira, no centro da meta, encaixou. 

O Taubaté chegou duas vezes com perigo, em lances subsequentes. Lucélia invadiu a área pela direita e bateu cruzado. A bola explodiu em Luciana e foi a escanteio. Na cobrança, Luciana saiu firme, soberana, e ficou com a bola. 

Segundo tempo, gol e classificação 

No intervalo, Onça promoveu uma substituição para rearranjar a equipe em campo. Sacou a centroavante Paula e colocou a zagueira Marina, recompondo a linha defensiva com quatro jogadoras. 

A Ferroviária começou o segundo tempo pressionando e quase abriu o marcador logo aos dois minutos. Daiane subiu pela direita e acionou Rafaela Travalão, que girou e bateu cruzado, de esquerda. A bola saiu rente à trave. Um minuto depois, Bia arriscou da entrada da área e Ellen defendeu, sem rebote. 

Com o intenso calor, o Taubaté dava mostras de cansaço. Com preparo físico mais vigoroso, as meninas da Ferroviária, mesmo com uma a menos, não abdicavam do ataque. De tanto insistir, o gol saiu, aos 21. Nayarah cruzou e Mônica, da risca da pequena área, completou de cabeça. 

Com o abatimento físico e emocional do Taubaté, a partida ficou menos movimentada. A Ferroviária trocava passes sem pressa, fazendo o tempo passar. Ainda assim, a equipe teve três chances de ampliar em um mesmo lance, aos 42. Nayarah, Daiane e Cris perderam, após seguido bate-rebate. 

Próximo desafio 

“O Taubaté é uma ótima equipe, o conjunto se sobressai a valores individuais. Conseguimos duas vitórias e isso nos credencia a lutar por uma vaga na final de igual para igual contra Centro Olímpico ou Rio Preto”, comentou Onça, que àquela altura, aguardava o resultado do confronto. 

Informado pela assessoria que seria o Rio Preto, o técnico previu dois jogos difíceis. “Na primeira fase, as duas partidas foram muito equilibradas. Acho que o equilíbrio também pautará esta semifinal”, disse. 

Se, por um lado, a Ferroviária terá a volta de Maurine, que cumpriu suspensão, Bia ficará de fora. Ontem, ela recebeu o terceiro amarelo. Existe ainda a expectativa de que Raquel, lesionada, possa retornar. 

O primeiro jogo será em São José do Rio Preto, na próxima sexta-feira (15/8), às 15h. O jogo da volta ainda não tem data definida pela Federação.

 

FICHA TÉCNICA

 

Ferroviária/Fundesport 1 x 0 Taubaté

Data: 10/08/14 | 10h

Local: Arena da Fonte

Cidade: Araraquara (SP)

Arbitragem: Paulo Alessandro Gonçalves Teodoro

 

FERROVIÁRI/FUNDESPORT: Luciana; Daiane, Géssica, Tayla e Mônica; Ana Cristina, Bia e Adriane Nenê (Carol Melhado); Rafaela Travalão (Tábatha), Paula (Marina) e Nayarah. Técnico: Douglas Onça.

 

Taubaté: Ellen; Nicole (Franciele), Vania, Dilma e Fernanda (Érika); Rebeca, Sabrina, Alaíde e Lucélia (Cynthia); Taina e Aline. Técnico: Arismar Alves da Costa Júnior

 

GOL: Mônica (66’)