Fotógrafo: João Pires/LBF
16/06/2011 - 02h06
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Associação Araraquarense de Proteção aos Animais (AAPA) prossegue nesta quinta-feira (16) os serviços de castração de cães e gatos no Jardim Maria Luiza.
Essa é a primeira atividade de castração em bairro realizada na cidade com a unidade móvel da AAPA, que está instalada ao lado do CRAS Junia Maria de Santi Alves.
A AAPA ganhou de uma profissional liberal, em maio desse ano, um trailer equipado com os móveis e instrumentos necessários para cirurgias de animais domésticos. A técnica usada consiste num corte de 3 centímetros, e sem pontos externos. Em uma semana o animal estará recuperado.
Nessa terça-feira (15), foram efetuadas mais de 50 cirurgias pela doutora Regina Grotta D’Agustino, que contou com o apoio e voluntários da AAPA e da equipe de agentes comunitários de saúde do programa Estratégia de Saúde da Família Doutora Neuza Maria Affini Dicenzo, do Jardim Maria Luiza, no encaminhamento das demandas após visitas domiciliares.
A presidente do Fundo Social, Zi Barbieri, acompanhou o trabalho que visa conter a quantidade de cães e gatos nas ruas da cidade. “A castração é necessária para controlar a saúde ambiental e evitar o abandono de animais. Estamos observando também a colocação de microchip que reforça a responsabilidade do dono no cuidado e proteção ao animal de estimação”, afirmou Zi.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Genê Catanozi, a Gerência de Saúde Animal já contabilizou 240 animais castrados em 2011. “Desde a criação da Secretaria do Meio Ambiente, em 2009, o prefeito Marcelo tem investido em melhorias no acolhimento e tratamento aos animais abandonados. No Pinheirinho, foi construído um novo canil com solário; quiosque para acomodar os donos de animais no Centro de Esterilização e firmou convênio com a AAPA para castrar 1200 animais de famílias de baixa renda”, disse Genê.
O ferreiro armador Pedro Martins, 51 anos, e a filha Franciele Martins, 24, levaram dois cães, D’Brack e Julie, para serem castrados. “Temos mais um cão em casa que não tem necessidade da cirurgia. Trouxemos os mais novos”, disse Pedro.
Para Adriana Mattos, o suporte logístico da unidade móvel facilita os serviços de castração nos bairros, mais distantes do Centro. “Agora, está mais prático. O trailer tem instrumentos próprios e facilita o nosso serviço e também o acesso à população de baixa renda”
Em Araraquara, o trabalho iniciado no Jardim Maria Luiza será expandido para outros bairros. “Pretendemos atuar com a unidade móvel de castração no Bela Vista, Jardim Paraíso, Parque Residencial São Paulo e Jardim da Hortênsias”, disse Zi Barbieri.
Centro de Esterilização
Para participar do programa de castração no Centro de Esterilização da Prefeitura é preciso fazer um cadastro na Secretaria do Meio Ambiente, localizada na Rua Carvalho Filho, 150, Centro, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. O centro cirúrgico está localizado no Parque Pinheirinho. Mais informações pelo telefone 3339-5002.