Araraquara recebe Jazz Sinfônica para comemorar o aniversário da cidade

197 anos da cidade são celebramos com concerto que homenageia o músico Guerra-Peixe

Fotógrafo: João Carlos
21/08/2014 - 19h43

A Jazz Sinfônica é o destaque da programação cultural de 22 de agosto, dia em que a cidade de Araraquara comemora seus  197 anos. Em único concerto no Teatro Municipal, às 20 horas, a Jazz conta com a participação especial da cantora Juliana Amaral, nova expoente da música popular brasileira. Com entrada gratuita, a retirada de ingressos tem início às 13h na bilheteria do Teatro (válido para duas pessoas).

Admirável compositor erudito e popular, Guerra-Peixe foi um músico multifacetado e extremamente comprometido com a cultura brasileira. Exímio arranjador, viveu a era de ouro das orquestras de rádio e se destaca entre os pesquisadores do folclore nacional. Durante o concerto, serão executadas duas obras sinfônicas de sua autoria, “Ponteado” e “Suíte Paulista”, em quatro movimentos, toda baseada em melodias e ritmos folclóricos colhidos no estado. Segundo a sobrinha neta do compositor, Jane Guerra-Peixe, não há notícias de que a obra já tenha sido executada em São Paulo, e a única gravação disponível, muito antiga e fora de catálogo, é da orquestra Sinfônica de Moscou, dirigida pelo maestro Eduardo de Guarnieri.

A Jazz executará também alguns arranjos de canções brasileiras, feitos originalmente para emissoras de rádio, dos quais também não há notícias de execução no passado recente. E anda haverá a execução da obra encomendada ao compositor Mateus Araújo, toda baseada em choros e sambas de Guerra-Peixe.

 

Jazz Sinfônica

Criada com o intuito de resgatar as tradições das orquestras de rádio e televisão que fizeram sucesso entre os anos 1930 e 1970, a Jazz Sinfônica propõe dar um tratamento sinfônico à música popular. Sua formação é bastante singular. Formada por 82 músicos, une a orquestra nos moldes eruditos à uma big band de jazz, produzindo uma sonoridade ímpar. Esta característica lhe confere protagonismo na criação de uma nova estética orquestral brasileira.

A lista de músicos brasileiros e internacionais que já dividiram o palco com a Jazz Sinfônica é imensa: Tom Jobim, Gal Costa, João Bosco, Diane Schuur, Dee Dee Bridgewater, Paquito D’Rivera, entre muitos outros.

O diretor artístico e regente titular da Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo é João Maurício Galindo e Fábio Prado é seu regente adjunto. Desde janeiro de 2012, a orquestra é administrada pela Organização Social de Cultura Instituto Pensarte.

 

Juliana Amaral

A apresentação conta com a participação especial da cantora compositora e atriz Juliana Amaral, que canta profissionalmente desde 1992. Juliana participou de inúmeros shows, discos e projetos musicais, entre os quais destacam-se as participações como solista em três concertos da Orquestra Jazz Sinfônica - Ray Lema (2009-12); Homenagem a Baden Powell (2009); e “O Grande Circo Místico” (2010-14) e no concerto “O Grande Circo Místico” com a Petrobras Sinfônica (2014).

Com três discos autorais – “SM, XLS” (2012), “Juliana Samba” e “Águas Daqui” (2007 e 2002), atualmente Juliana se prepara para gravação de seu quarto álbum. Como atriz, realiza há 10 anos a ópera mínima Entrevista com Stela do Patrocínio, com Lincoln Antonio e Georgette Fadel, lançada em CD pelo Selo Cooperativa de Música (2007).

 

PROGRAMA:

Guerra-Peixe

Ponteado

 

Guerra-Peixe

Suite nº 1, Paulista

I-Cateretê

II-Jongo

III-Encomenda de Almas

IV- Tambú

 

ARRANJOS RADIOFÔNICOS DE GUERRA-PEIXE:

 

Luiz Reis e Haroldo Barbosa

Nossos Momentos

 

Nelson Cavaquinho & Amancio Cardoso

Luz Negra

 

Paulo Soledade

Estão Voltando as Flores

 

Ary Barroso

Aquarela do Brasil

 

Mateus Araújo

Homenagem a Guerra-Peixe

 

SERVIÇO:

Orquestra Jazz Sinfônica

Data: 22 de agosto (sexta-feira)

Horário: 20 horas

Local: Teatro Municipal Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/nº - Praça Lívio Abramo – fone: 3336-5183)

 

Ingressos gratuitos

Devem ser retirados no dia da apresentação, a partir das 13 horas, na bilheteria do teatro