Prefeito entrega Centro de Especialidades Odontológicas

Marcelo ressalta a importância do serviço para a população de Araraquara e as ações do homenageado Raphael Lia Rolfsen para a cidade e o Brasil

Fotógrafo: Sergio Pierri
30/08/2014 - 03h57

Com a presença de várias autoridades locais e nacionais, além de familiares do homenageado, o prefeito Marcelo Barbieri entregou, na tarde dessa sexta-feira (29), em Araraquara, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Raphael Lia Rolfsen. 

Localizado na Avenida Amazonas, número 760, Jardim Silvania, na Grande Vila Xavier, o serviço, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30, e das 12h30 às 16h30, contará com uma equipe de 32 profissionais de odontologia, sendo 19 cirurgiões dentistas, 11 auxiliares de saúde bucal e 2 técnicas de prótese dentária. 

Em sua fala, o prefeito ressaltou a qualidade e a estrutura do novo CEO, cujo investimento foi de cerca de R$ 400 mil. “Este serviço coloca Araraquara em destaque nacional na área de saúde pública, especialmente em Saúde Bucal”, disse Marcelo. 

“Desde o início do nosso governo, ampliamos o programa Saúde Bucal no município, passando de cinco para 28 unidades, porque sabemos da importância deste serviço para a população, cujo tratamento é essencial para todo o corpo humano”, destacou Marcelo. 

O prefeito ainda enfatizou a importância nacional da Faculdade de Odontologia da Unesp, que também auxilia na qualidade dos serviços públicos oferecidos à população, e agradeceu a Uniara por sediar o CEO nos últimos três anos na cidade. 

Marcelo também agradeceu o apoio do Ministério da Saúde ao Programa Saúde Bucal de Araraquara e a Câmara Municipal e enfatizou os trabalhos científicos e universitários desenvolvidos pelo homenageado, professor Raphael Lia Rolfsen, reconhecidos na cidade e em todo o País, em benefício da população. 

Reconhecimento 

Participaram do evento, o coordenador nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca Junior; o vice-prefeito e coordenador de Mobilidade Urbana, Coca Ferraz; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zi Barbieri; o secretário da Saúde Álvaro Guedes e demais secretários municipais; os vereadores Aluisio Braz, o Boi, Elias Chediek e Adilson Vital, além de representantes da Unesp, Uniara e Cedeface, entre outras autoridades da área de Odontologia. 

O coordenador nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca Junior, ressaltou o porte e a importância do CEO de Araraquara, o de número 1.020 inaugurado em todo o Brasil, que garante o direito básico do cidadão aos serviços públicos. 

“Como deputado federal, o prefeito Barbieri também desenvolveu um grande trabalho em âmbito nacional pela saúde pública, inclusive o que possibilitou o reconhecimento do setor, ao atuar pela regulamentação profissional dos técnicos e auxiliares em saúde bucal”, afirmou Pucca. 

O coordenador municipal de Saúde Bucal, Wilson Chediek, ressaltou o apoio do governo do prefeito Marcelo ao programa, que culminou na entrega do novo CEO. 

O vereador Elias Chediek também enfatizou as realizações do atual governo nos últimos cinco anos e oito meses em Araraquara e ainda enfatizou o legado do homenageado Raphael Lia Rolfsen, pela série de ações benéficas para todo o Brasil. 

Também as filhas do homenageado, Magali Rolfsen e Maria Cristina Rolfsen, a Nininha, ao lado da mãe Olga Haddad Rolfsen, viúva do homenageado, entre outros parentes e amigos, agradeceram ao prefeito Marcelo pela denominação do CEO. 

Ambas ressaltaram a importância de Raphael Lia Rolfsen como pai e professor da Unesp, por todo o conjunto de sua obra na cidade e no País na área de Odontologia. 

Estrutura completa 

A reforma dos dois prédios do CEO incluiu, no prédio principal, obras de adequações para salas de espera, recepção, administração, almoxarifado e vestiários. Este espaço conta com 9 consultórios odontológicos, laboratório de próteses, esterilização, de escovação e expurgo. 

Já no prédio anexo foram executados as seguintes obras: revisão nos telhados, instalações de barras dos sanitários, troca de piso e pintura geral. A comunicação entre o prédio principal e o anexo ganhou uma passarela coberta de estrutura metálica. 

Antes de ganhar o novo endereço, o CEO funcionava em Araraquara na unidade IV da Uniara, na Via Expressa. 

O serviço oferece atendimento nas áreas de cirurgia, endodontia, periodontia, atendimento aos pacientes especiais e diagnóstico bucal.

Os pacientes são encaminhados pela rede básica de Saúde. 

Em toda a rede, a Prefeitura contabiliza 47 cirurgiões dentistas e 30 auxiliares, que atuam no Programa Saúde Bucal. 

A Prefeitura vem ampliando o Programa de Saúde Bucal em Araraquara com a implantação de consultórios odontológicos em diversos postos de saúde. Já foram concluídas as unidades do Parque São Paulo, Santa Lúcia, Santa Angelina, Cecap, Melhado, Selmi Dei e Iguatemi, além do próprio CEO. 

Currículo do homenageado 

Natural de São José do Rio Preto, Raphael Lia Rolfsen veio com a família ainda criança, pois o pai era mecânico e trabalhava na Estrada de Ferro Araraquara. 

Participou intensamente de atividades na área de Odontologia, sendo um dos fundadores da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) de Araraquara. Também foi diretor da FFO Araraquara e responsável pelo projeto da construção do edifício que abriga a Faculdade de Odontologia. 

Foi presidente do Seminário Latino-Americano de Odontologia, sob a orientação da Organização Mundial da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde, e membro do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. 

Indicado para Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara, propôs a criação do campus universitário de Araraquara. Entre inúmeras funções, foi Diretor Pró-tempore Universidade Estadual Paulista (Unesp), atuando na criação de vários cursos de graduação e pós-graduação da Universidade. 

Também foi homenageado com a designação de seu nome ao principal anfiteatro da Faculdade. Em 2005 foi homenageado pela Uniara com a escolha de seu nome para figurar no conjunto de clínicas do curso de Odontologia e, entre tantas outras homenagens, foi agraciado com a Medalha Tiradentes, honraria do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo. 

Raphael Lia Rolfsen faleceu em janeiro de 2014, em Araraquara, aos 93 anos.