Doutor Lapena apresenta emenda à LDO para construção de unidade de queimados

Proposta, que seria vinculada à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), foi derrubada em Plenário

17/06/2011 - 03h35

O vereador Doutor Lapena (sem partido) apresentou ao Legislativo araraquarense emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no valor de R$ 2,5 milhões, para implantação de uma Unidade de Queimados em Araraquara. Durante a discussão da proposta, ele explicou que a unidade para queimados da Beneficência Portuguesa está fechada desde 2003 e, desde então, muitas vítimas de queimaduras vêm perdendo a vida, pois precisam ser transferidas em estado de choque para outras cidades. “Algumas ficam seis meses internadas, o que obriga a família a largar tudo na cidade para ficar ao lado do paciente”, afirmou o vereador.
De acordo com Lapena, o valor a ser utilizado pode não chegar necessariamente aos R$ 2,5 milhões vinculados à emenda, valor que foi utilizado como referência para que o Executivo se comprometa a estudar a implantação da unidade em 2012. “O prefeito pode remanejar 30% do Orçamento e esta unidade funcionaria como uma nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva), com cinco ou seis quartos, mais barata que uma UTI infantil. A manutenção não é tão cara assim”, explicou.
Todos os vereadores que utilizaram a tribuna para debater a emenda elogiaram a iniciativa de Doutor Lapena, que iniciou sua carreira política justamente levantando a bandeira da reabertura da Unidade de Queimados em Araraquara.
O líder do prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) na Câmara, vereador João Farias (PRB), ressaltou que “ninguém discute” a importância de sua luta pela melhoria, mas que o Orçamento já possui rubrica prevendo investimentos em média e alta complexidade, que incluiria a construção da unidade. “O problema é que faltam recursos para isso. Mas peço que dê um voto de confiança ao prefeito e retire a emenda, que poderá ser negociada durante o ano”, disse Farias.
Ao final das discussões, a emenda de Lapena acabou sendo rejeitada por seis votos a cinco, com votos favoráveis apenas de Lapena, do Tenente Santana (PSDB) e da bancada petista (Márcia Lia, Carlos Nascimento e Édio Lopes). O vereador Lucas Grecco (PMDB) estava ausente e o vereador Aluisio Braz, o Boi (PMDB), presidente da Mesa Diretora, vota apenas em casos de empate.