Guerreiras Grenás são vice-campeãs paulista

09/09/2014 - 00h23

Depois de frear o ímpeto do São José no primeiro tempo e ficar em vantagem numérica no início do segundo tempo, após expulsão de Gislaine, Ferroviária/Fundesport sucumbe à pressão e perde por 2 a 0. Apesar da derrota, retrospecto recente entre as duas equipes ainda é favorável à AFE, que venceu o Paulista 2013 e a Copa do Brasil 2014. 

O São José conquistou, com merecimento, o título paulista na noite de sábado passado (6/9) ao vencer a Ferroviária/Fundesport por 2 a 0 no Estádio Martins Pereira e reverter a vantagem que a equipe afeana havia alcançado no domingo retrasado (31/8) na Arena da Fonte – Fran e Renata Diniz marcaram para a Águia do Vale. 

Mas o vice-campeonato em nada diminui a grande campanha das nossas Guerreiras Grenás no Campeonato Paulista 2014. Na primeira fase, as meninas comandadas pelo técnico Douglas Onça somaram 21 pontos de 30 possíveis, com seis vitórias, três empates e apenas uma derrota. Nas fases de mata-mata foram cinco vitórias e uma derrota. 

“Eu disse na semana que antecedeu a final que o retrospecto dos confrontos é rigorosamente parelho. E infelizmente continuou equilibrado. Elas repetiram aqui [em São José dos Campos] o placar que tínhamos conseguido lá [em Araraquara] e acabaram ficando com o título”, disse Onça logo após a partida. “Parabéns a eles, que venceram, e a nós, que fizemos três finais nas últimas três competições mais importantes [Paulista 2013 e 14 e a Copa do Brasil 2014]. Vencemos duas decisões, acho que ainda temos crédito com nossos torcedores”, completou. 

Onça também agradeceu o apoio da torcida – cerca de 30 torcedores foram ao Vale do Paraíba de ônibus. “Aquele domingo [do primeiro jogo, 31/8] na Arena foi inesquecível. Pais querendo tirar foto com o Douglas jogador e filhos querendo fotos com o treinador do feminino. Além do imenso carinho com as meninas. E hoje [6/9] eles fizeram a parte deles, contribuíram, incentivaram. Nós é que não fizemos a nossa. O futebol é assim”, disse. 

O jogo 

De fato, a Ferroviária foi dominada em todo o primeiro tempo e só não foi ao intervalo em desvantagem porque Rita pegou mal na bola após jogada de Letícia Santos, porque Yasmin perdeu um gol incrível, depois que a bola de Letícia Santos bateu no travessão e pingou, num lance que era mais fácil converter do que desperdiçar, e a atacante mandou por cima, e porque Bruna fez duas defesas milagrosas, a primeira após ter rebatido e salvar no rebote e a segunda em chute quase no ângulo de Rita. 

O São José começou o segundo tempo como terminou o primeiro: pressionando. Mas quem ficou em vantagem, numérica, foi a Ferroviária. Gislaine cometeu falta no meio-campo, matando um contra-ataque afeano, e ia receber o amarelo, que já estava nas mãos da árbitra. Ela reclamou e acabou recebendo o vermelho direto. Eram jogados 12 da etapa complementar. 

O São José não sentiu a diferença. Teve fôlego e determinação para prosseguir acuando a Ferroviária. E chegou ao gol aos 24 minutos, numa cobrança de falta perfeita de Fran. O gol do título veio aos 31. Fran cruzou para a área em cobrança de falta lateral, Marina afastou, Carolzinha tocou para dentro e Renata Diniz completou de cabeça. 

Ao final da partida, Renata Diniz, comovida, dedicou o gol a seu irmão, que faleceu recentemente. 

Não restava alternativa para a Ferroviária a não ser o tudo ou nada. O time de Araraquara foi para cima e teve três boas oportunidades para diminuir – em duas vezes, a bola parou na trave. 

Bola pra frente 

Ferroviária e São José voltam a se enfrentar nesta quarta (10/9), às 15h30, na Arena da Fonte, pelo Campeonato Brasileiro. As equipes estão no Grupo 2, que ainda tem Foz Cataratas (PR), Kindermann (SC) e Vasco da Gama (RJ). A primeira fase é disputada em turno único e só os dois primeiros colocados de cada grupo avançam. 

 

FICHA TÉCNICA 

São José E. C. 2 x 0 Ferroviária/Fundesport

Data: 06/09/14 | 19h

Local: Estádio Martins Pereira

Cidade: São José dos Campos (SP)

Árbitra: Adeli Mara Monteiro 

 

SÃO JOSÉ E. C.: Letícia; Letícia Santos, Daiane Bagé, Gislaine e Mariana; Fran, Carlinha (Carolzinha 75’), Gabi Ceará (Edna Baiana 24’) e Rita; Yasmin (Renata Diniz 58’) e Michele (Priscilinha 87’). Técnico: Adilson dos Santos. 

FERROVIÁRIA/FUNDESPORT: Bruna; Daiane, Géssica, Marina e Rafaela Travalão; Cris (Carol Melhado 77’) e Tamara; Tábatha, Paty (Rafaela Mineira 81’), Adriane Nenê e Paula (Nayarah 79’). Técnico: Douglas Onça. 

GOLS: Fran (69’) e Renata Diniz (76’) 

CARTÕES AMARELOS: Mariana (SJ 5’) e Daiane Bagé (SJ 73’); Géssica (AFE 68’) e Marina (AFE 76’) 

CARTÃO VERMELHO: Gislaine (SJ 57’)