Encontro ibero-americano em Araraquara discute educação de Brasil e Espanha

Iniciativa é uma parceria da Unesp com a Universidade de Alcalá

17/06/2011 - 03h41

As inscrições para o 6º Encontro Ibero-Americano de Educação (EIDE) vão até o dia 8 de agosto. Trabalhos devem ser inscritos até o dia 30 de junho. O evento será realizado de 26 a 29 de outubro na Faculdade de Ciências e Letras (FCL), Câmpus de Araraquara. 
A iniciativa resulta de um acordo de cooperação acadêmica, científica e técnica firmado entre a Unesp e a Universidade de Alcalá, de Alcalá de Henares (região de Madri), Espanha.
A conferência de abertura será do Secretário de Educação do Estado de São Paulo e reitor afastado da Unesp, Herman Jacobus Cornelis Voorwald.
Coordenador do comitê brasileiro, o professor Cláudio Gomide, da FCL, destaca que o evento propõe nove eixos temáticos para discutir as questões educacionais da Espanha e do Brasil: “Política e Gestão Educacional”; “Pesquisa e Avaliação Educacional”; “Novas Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação”; “Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas”; “Educação Sexual, Gênero e Valores”; “Educação Especial”; “Educação Infantil”; “Educação Superior”; “Educação e Direitos Humanos”. Além dos debates, haverá 18 minicursos destinados aos educadores.
Trabalhos científicos serão selecionados para publicação na Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. As demais apresentações serão editadas nos anais do encontro. “Inovamos na forma de realização de encontros científicos, na medida em que geramos espaços para a publicação das pesquisas”, salienta o professor da Unesp.

Evolução 

O primeiro EIDE foi em 2006 na Universidade de Alcalá. Desde então, o encontro é promovido anualmente em países alternados. Para Gomide, a cada edição o evento ganha mais destaque de outras instituições de ensino, como, entre as espanholas, a Universidade de Castilla-La Mancha, a Universidade Complutense de Madri e a Universidad de Granada; e entre as brasileiras, a Universidade Federal de São Carlos, a Universidade Federal do Paraná, a Unicamp, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Estadual de Santa Catarina.