Equipe de arte-educadores recepciona o público para oferecer informações, traçar paralelos e tirar dúvidas sobre as obras
10/09/2014 - 23h06
Cultura
A Casa da Cultura de Araraquara recebe, até o dia 20 de setembro, a exposição “Coletivo Terça ou Quarta + Acervo Municipal”, que reúne pinturas contemporâneas dos artistas do Coletivo Terça ou Quarta, de São Paulo, e obras do acervo da Pinacoteca Mario Ybarra de Almeida, de Araraquara. O acervo municipal é composto por obras de renomados pintores como Alfredo Volpi, Francisco Amêndola, Ottone Zorlini, Pieter Ouborg, Grupo Cobra e Emílio Vedova. A entrada é gratuita.
Projeto Educativo
A mostra possui um Projeto Educativo de apoio ao público. Arte-educadores recepcionam visitantes individuais e grupos de visitantes e de estudantes de todas as idades. A equipe contextualiza o conteúdo da exposição, tira dúvidas em relação às obras e traça paralelos entre os quadros.
O Projeto Educativo foi idealizado por Paulo Portella Filho, coordenador do Serviço Educativo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp). “A exposição é uma ótima oportunidade para se conhecer uma parcela da produção contemporânea em pintura e uma excelente oportunidade para ver pequenos tesouros pertencentes ao patrimônio publico artístico da cidade”, diz Portella.
No caso das visitas escolares, o coordenador explica que a visita à mostra garante ao professor de arte um recurso que a escola nunca pode favorecer: o do contato com originais artísticos. “Além de valer per si, a visita à exposição pode incentivar o professor a estabelecer relações importantes com conteúdos que tenha que desenvolver em sala de aula. Mas, não é necessária a conexão direta com conteúdos. A visita pode ser, ao contrário, detonadora da emergência de conteúdos não previstos originalmente no programa escolar”, explica.
Em um mundo em que os jovens estão sempre conectados à internet, ferramenta que possibilita o contato inclusive com produções artísticas, Portella destaca a importância do contato com o real e não com o virtual. “O contato real com as obras é capaz de produzir sentidos, emoções e conhecimentos compartilhados socialmente em tempo real. O contato com a arte, com a irradiação poética que as obras emanam, tem que gerar incômodo, movimento, inquietação no visitante. Colaborar para que ele veja na arte um contra fluxo para aquilo que o dia a dia massivamente lhe impõe pelos meios de comunicação”, diz Portella.
Os grupos poderão explicitar, no ato do agendamento, os interesses trazidos para a mostra. Assim, os integrantes do Programa Educativo terão a oportunidade de trabalhar os interesses manifestados, o que tornará cada visita única e intransferível. A visita de grupos e de escolas pode ser agendada pelo e-mail vemvercoletivotercaouquarta@hotmail.com.
A exposição é organizada pela agência Medianeiro Projetos Culturais, com o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC – ICMS), da Secretaria de Estado da Cultura, prefeitura de Araraquara, Secretaria Municipal de Cultura e agência Rebeca Come Terra. O evento conta com o patrocínio da Lupo.
Serviço:
Exposição “Coletivo Terça ou Quarta + Acervo Municipal”
Visitação: 1º de agosto a 20 de setembro de 2014
Local: Casa da Cultura Luís Antônio Martinez Corrêa
Endereço: Rua São Bento, 909, Centro, Araraquara (SP)
Horário de funcionamento: segunda à sexta, das 9h às 20h30, e sábado, das 9h às 13h.
Informações: (16) 3333-1159
Agendamento de grupos de visitantes e de escolas e palestras: vemvercoletivotercaouquarta@hotmail.com
Ficha Técnica:
Exposição “Coletivo Terça ou Quarta + Acervo Municipal”
Coletivo Terça ou Quarta
Artistas: Felipe Góes, Fernanda Izar e Jeff Chies
Curadoria: Thais Rivitti
Educativo: Paulo Portella Filho
Gerente da Casa da Cultura: Milton Najm Bernardi
Produção Local: Denise Zakaib
Assessoria de Imprensa: agência Rebeca Come Terra
Realização: Medianeiro Projetos Culturais e Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura (ProAC - ICMS)
Patrocínio: Lupo
Agradecimentos: Prefeitura Municipal de Araraquara, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Casa da Cultura, Pinacoteca Mário Ybarra de Almeida e Lupo.