Uniara firma convênio com o governo federal

O Acordo de Cooperação Brasil-Itália abrange a região centro-paulista

18/06/2011 - 02h33

Nas últimas quarta e quinta-feiras, dias 15 e 16 de junho, a professora doutora Helena Carvalho De Lorenzo, vice-coordenadora do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, se reuniu com Ana Patrícia Soares, assessora técnica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, para firmar um convênio com o governo federal. O objetivo é aperfeiçoar o plano de desenvolvimento de capacitações voltadas aos micro e pequenos empresários, em andamento na região.
De acordo com Helena, coordenadora geral do projeto, “existe um convênio formal entre a Uniara e a Prefeitura Municipal de Araraquara, além de uma parceria entre a instituição e o Acordo de Cooperação Brasil-Itália, envolvendo outros municípios, que abriga um conjunto de projetos voltados ao desenvolvimento local e regional”. O objetivo das reuniões, de acordo com Helena, foi o monitoramento das atividades que estão sendo desenvolvidas. 
Na ocasião estavam presentes Charles Bonani, assessor de governo da prefeitura de Araraquara (SP), professor doutor Sérgio Azevedo Fonseca, representante da Universidade Estadual Paulista – Unesp/Araraquara, Vander Yoshimura, bolsista da Unesp, e Daiane Cardozo Traldi, bolsista e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento Local da Uniara.
O ProjetoHelena explica que projeto surgiu para apoiar e acelerar o desenvolvimento tecnológico dos pequenos empresários dos municípios de Araraquara, São Carlos, Rio Claro, Descalvado, Ribeirão Bonito e Itirapina, região denominada centro-paulista. A coordenadora explica ainda que o programa “visa incentivar e apontar possibilidades de melhorias técnicas nos processos produtivos de diversos segmentos, por meio de vários estudos realizados sobre a evolução socioeconômica e ambiental dos municípios”.
O projeto mantém um fórum permanente das micro e pequenas empresas e, segundo a assessora técnica Ana Patrícia Soares, “é um ambiente de articulação entre o governo e a iniciativa privada, que trabalha no sentido de desenvolver as políticas públicas para essas empresas, oferecendo um tratamento diferenciado a elas”.
Helena complementa que o convênio, até o momento, conta com aproximadamente 200 empresários e gestores. As capacitações tiveram início no dia 1º de julho de 2010. O projeto também é desenvolvido em outras regiões de São Paulo, no Amazonas, em Minas Gerais, no Piauí e no Rio Grande do Sul.
Uma das bolsistas da Uniara, Daiane Cardozo Traldi, vê vantagens em participar de um projeto acadêmico como este. “As vantagens encontram-se além da obtenção de conhecimento técnico e empírico; estão principalmente na participação da construção, produção e promoção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento local e regional, de forma ininterrupta e com ideias inovadoras.”
Helena aponta ainda que um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Unesp e Uniara está propondo a criação de um projeto para organizar um Observatório de Desenvolvimento da Região Centro-Paulista, que possivelmente terá apoio financeiro do Ministério de Ciência e Tecnologia.