Campeonato Mundial: Juliana e Larissa representam o Brasil na final

Dupla brasileira lutará pelo inédito título. Na decisão, as adversárias serão as bicampeãs olímpicas e mundiais, Walsh e May, dos Estados Unidos

Fotógrafo: João Pires/LBF
18/06/2011 - 17h13

O Brasil está na final do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia 2011. Neste sábado (18), Juliana e Larissa venceram a dupla Klapalova/Hajeckova, da República Tcheca, por 2 sets a 0 (21/14 e 21/13), em 32 minutos, e se classificaram para a final. Na disputa pelo título inédito, as brasileiras enfrentarão as bicampeãs olímpicas (2004 e 2008) e tri mundiais (2003, 2005 e 2007), Walsh e May, dos Estados Unidos. A decisão será neste DOMINGO (19.06), às 14h15 (Horário de Brasília), na arena montada no Parco Del Foro Itálico, em Roma. O canal SporTV transmitirá ao vivo. 
Na semifinal, as americanas venceram as chinesas Xue/Zhang por 2 sets a 1 (21/17, 15/21 e 15/10). Classificadas para a final, as duplas Juliana/Larissa e Walsh/May já se enfrentaram em 2011. E o retrospecto desta temporada é favorável para as brasileiras. São dois confrontos e duas vitórias. A primeira, inclusive, foi na final da etapa de Brasília do Circuito Mundial, em abril, por 2 sets a 1. No entanto, no retrospecto geral, a vantagem é das adversárias. São 18 confrontos, desde 2004, com seis vitórias das brasileiras e 12 das americanas. 
E é com a confiança adquirida após uma ótima campanha no Mundial, que Juliana e Larissa buscarão o título do torneio mais importante da temporada e a retomada do Brasil no lugar mais alto do pódio. A última vez que o Brasil venceu o Campeonato Mundial foi em 2001, quando Adriana Behar e Shelda ficaram com a medalha de ouro. 
Pentacampeãs do Circuito Mundial, Juliana e Larissa buscam, ainda, o título inédito para a dupla."Amanhã temos que jogar com o coração. É um jogo complicado e acho que teremos momentos difíceis, mas precisamos manter a concentração e os olhos abertos o tempo todo. Nessa final, temos que pensar ‘eu vim, eu treinei, tenho confiança", disse Juliana.

Juliana e Larissa estão invictas no Mundial
Para chegar à final, Juliana e Larissa fizeram sete jogos e venceram todos. Na primeira fase, a dupla brasileira jogou pelo Grupo A, onde estreou com vitória sobre as italianas Orsi Toth/Benazzi. Depois, venceram as holandesas Kadjik/Mooen e as alemãs Köhler/Sude - todas as partidas por 2 sets a 0.
Na segunda fase, as brasileiras derrotaram Graessli/Goricanec, da Suíça, por 2 a 0 e, na etapa seguinte, a vitória foi sobre outra dupla do Brasil, Maria Clara/Carol, novamente por 2 sets a 0.
Já em jogo válido pelas quartas-de-final, Juliana/Larissa ganhou da dupla americana Fendrick/Hanson, desta vez, por 2 sets a 1. E, na semifinal, disputada neste sábado, a parceria do Brasil venceu Klapalova/Hajeckova, da República Tcheca, por 2 sets a 0.

Outras duplas brasileiras no Mundial
Além das finalistas, o Brasil esteve representado por outras três duplas femininas no Campeonato Mundial, em Roma. Talita/Maria Elisa jogou até as quartas de final, quando foi eliminada por Xue/Zhang, da China, dupla que perdeu neste sábado, justamente para as finalistas Walsh e May. A parceria brasileira terminou na quinta colocação. 
Maria Clara/Carol acabou superada pelas brasileiras Juliana e Larissa, nas oitavas-de-final, e terminou na nona posição. 
Já Vivian/Taiana não passou da primeira fase eliminatória, quando perdeu para Fendrick/Hanson, dos Estados Unidos, e ficou na 17ª colocação.