Mundial masculino: Final verde e amarela em Roma

Ricardo/Márcio e Alison/Emanuel duelam na disputa pelo título neste domingo

Fotógrafo: João Pires/LBF
18/06/2011 - 17h23

Final verde e amarela no Campeonato Mundial de Vôlei de Praia 2011. Depois das vitórias de Ricardo/Márcio e de Alison/Emanuel neste sábado (18), pela semifinal da competição, o título já está certo para o Brasil, que estará novamente no lugar mais alto do pódio, onde não aparece desde 2005, quando Márcio e Fábio Luiz foram os campeões. A decisão entre as duplas brasileiras acontecerá neste domingo (19.06), às 15h45 (Horário de Brasília), com transmissão do canal SporTV. 
As duplas do Brasil fizeram dois jogos neste sábado. No primeiro, pelas quartas de final, Ricardo e Márcio venceram Herrera e Gavira, da Espanha, por 2 sets a 0 (21/18 e 21/17), em 40 minutos. Com a vitória, os brasileiros avançaram à semifinal, onde derrotaram Plavins e Smedins, da Letônia, também por 2 a 0 (22/20 e 21/16), novamente em 40 minutos de partida.
Já Alison e Emanuel precisaram eliminar uma parceria brasileira nas quartas-de-final. Depois de 41 minutos, venceram Pedro Solberg/Ferramenta, por 2 sets a 0 (22/20 e 21/16). Já na semifinal, Alison e Emanuel levaram a melhor sobre os atuais campeões do Mundial, Brink e Reckermann, da Alemanha, e venceram por 2 a 0 (21/15 e 21/15), em 36 minutos.

Brasileiros comemoram vagas na final
Feliz com o resultado deste sábado, Ricardo falou sobre a evolução da parceria durante o Campeonato Mundial. "Nossa dupla cresceu ao longo da competição e tornamos o jogo de hoje, pela semifinal, mais fácil pela maneira como entramos em quadra, com a postura que adotamos. Estou feliz, foi uma grande vitória e agora vamos descansar e nos preparar bem para lutar por esse título", afirmou Ricardo.
Márcio destacou a união da dupla. "É importante a força que estamos passando um para o outro para conseguirmos o melhor sempre. Vamos juntos para mais uma final, em busca do título", comentou Márcio Araújo.
A outra parceria finalista também comemorou a classificação. "Há dois anos, estava com o Harley e perdi o título para essa dupla da Alemanha. Agora, ao lado do Emanuel, estou de volta à final. É bom saber que o Brasil vai estar novamente no lugar mais alto do pódio. Espero que com Alison e Emanuel", brincou Alison, medalhista de prata no Mundial de 2009, na Noruega. 
Emanuel ressaltou a importância do descanso até a disputa do título. "Agora é hora de descansar, aproveitar ao máximo esse tempo até a final para recuperar o corpo, porque hoje as duas partidas exigiram muito da gente, principalmente na parte mental. Mas estávamos prontos para isso, entramos focados, concentrados demais e fizemos um jogo praticamente perfeito contra os alemães. Estou feliz por estar de volta à final de um Campeonato Mundial e queremos muito esse título", disse Emanuel, dono de duas medalhas olímpicas (ouro em Atenas-2004 e bronze em Pequim-2008).

Histórico dos brasileiros no Mundial
Dos quatro brasileiros que estarão nas areias de Roma na disputa pelo título mundial, apenas um ainda não sentiu o gostou de ser campeão do Mundo. Emanuel é o que tem o maior número de conquistas: é bicampeão. Em 1999, conquistou o primeiro título ao lado de Loiola, na França. Em 2003, no Brasil, foi campeão ao lado de Ricardo, que também está na disputa deste domingo. 
Há quatro anos, o Brasil subiu ao pódio pela última vez, na Alemanha. Márcio e Fábio Luiz foram os campeões. Na última edição do Mundial, em 2009, na Noruega, Harley e Alison bateram na trave e ficaram com a medalha de prata. 
Considerando a participação de Juliana/Larissa na final feminina, o Brasil tem três das quatro duplas finalistas do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia 2011.

Brasil contou com cinco duplas masculinas
Os finalistas Alison/Emanuel e Ricardo/Márcio tiveram a companhia de outras três duplas do Brasil na disputa do Campeonato Mundial 2011. Thiago/Harley, Benjamin/Bruno Scmidt e Pedro Solberg/Ferramenta também representaram o país em Roma.
Pedro Solberg/Ferramenta só foram eliminados neste sábado, justamente por Alison/Emanuel, nas quartas de final, enquanto Benjamin/Bruno saiu da competição na fase anterior, quando foi superado por Fijalek/Prudel, da Polônia. Thiago/Harley caiu na primeira fase eliminatória depois de