Público prestigia show de artistas sertanejos na Praça Pedro de Toledo em homenagem a Manoel Moreno
21/06/2011 - 02h54
Cerca de duas mil pessoas acompanharam, na Praça Pedro de Toledo, no centro de Araraquara, a segunda edição do Dia do Violeiro, que busca valorizar a cultura caipira no município.
Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, o evento homenageou o radialista e compositor sertanejo Manoel Moreno, falecido recentemente.
No palco, montado em frente ao Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, houve a apresentação de artistas pratas da casa, como Harrison e Eduardo e o já consagrado nacionalmente Duo Glacial, além da Orquestra de Violas Caipiras de Itapuí e da dupla Cacique e Pajé.
O prefeito Marcelo enalteceu a figura de Manoel Moreno, agradeceu a presença do público, apesar da noite fria, e disse que seu governo sempre irá prestigiar eventos dessa natureza na cidade. “A música de raiz é a maior expressão do povo do Interior”, enfatizou Marcelo, que entregou uma placa à família do homenageado em reconhecimento à obra do “grande poeta”. Os primos Cacique e Pajé, que são originários da Tribo Caiapós, nascidos em Rondonópolis (MS), têm 33 anos de carreira e vinte discos gravados, exaltaram o Dia do Violeiro. “Serve para valorizar ainda mais e manter viva a tradição da música caipira no Brasil”, resumiu Pajé.
Também o maestro da Orquestra de Violas Caipiras de Itapuí (município de 12 mil habitantes, próximo a Bauru), vereador Gilson Sebastião, elogiou a Prefeitura e a Câmara Municipal de Araraquara. A Orquestra possui 18 integrantes, com idades que variam entre 16 e 76 anos, e já está gravando o segundo CD. “São todos músicos amadores, porém, amantes da viola”, disse o maestro.
Patrimônio cultural
O Dia do Violeiro, que foi idealizado pelo vereador Serginho Gonçalves, aprovado por unanimidade pela Câmara e sancionado pelo prefeito Marcelo, foi inserido no calendário oficial do município.
Para a secretária municipal da Cultura, Euzânia Andrade, a homenagem a Manoel Moreno simboliza o reconhecimento a um dos artistas que muito contribuiu para transformar a música brasileira de raiz. “É um dos patrimônios da identidade nacional, como radialista, compositor e poeta”, destacou Euzânia.
Manoel Moreno, ou Manoel Servan Vidal, foi considerado pelo público como um dos maiores apresentadores de programas sertanejos de rádio na região. Ele apresentou a primeira edição do Dia do Violeiro, ano passado, e morreu em dezembro, aos 77 anos. O radialista se tornou conhecido na cidade, a partir dos anos de 1980, pela rádio Morada do Sol.
Também atuou na Rádio Notícias de Matão e, como compositor, teve várias de suas composições gravadas por duplas que fizeram sucesso no Brasil. Entre elas, o Duo Glacial, ou Miguel e Aninha Servan, seus irmãos. Ambos também agradeceram ao prefeito Marcelo e aos vereadores pelas homenagens. Além da apresentação dos músicos, o Dia do Violeiro foi marcado ainda pela feira de artesanato e por comidas típicas, oferecidas na Pedro de Toledo por instituições beneficentes da cidade.
Também participaram do evento os vereadores Lucas Gecco, Luiz Fernando Câmara, o ‘Galo’, e Carlos Nascimento; o presidente da Fundart, César Aielo; a presidente do Cedro Mulher, Edna Martins; os radialistas Nil Bueno e José Roberto Fernandes; além de Andréa Assunção dos Santos Servan e Ariane Lunita dos Santos Servan, respectivamente a viúva e a filha de Manoel Moreno, entre outras autoridades.