Vila Dignidade amplia proteção aos idosos, afirma prefeito

Casas edificadas no Cecap estão em fase final e devem ser concluídas em dezembro

Fotógrafo: Sergio Pierri
22/10/2014 - 03h35

Cidade

Previstas para serem concluídas em dezembro próximo, as 20 casas da Vila Dignidade no bairro Tancredo Neves (Altos do Cecap) estão na fase de acabamento externo com pintura nas paredes, portas e venezianas. 

O prefeito Marcelo Barbieri vistoriou a obra na segunda-feira (20) acompanhado do engenheiro Marcos Vieira, responsável pela empresa contratada (pelo Governo do Estado). A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai apoiar a realização dos serviços de paisagismo. 

“A qualidade das casas, o salão social, a horta, as passarelas internas para caminhadas reforçam o respeito aos idosos no novo lar. Vamos implantar o paisagismo e os serviços essenciais para entregarmos esse importante projeto social realizado pelo Estado em parceria com a Prefeitura”, afirmou o prefeito. 

Marcelo destacou ainda a estrutura das moradias, projetadas para facilitar a acessibilidade. Cada imóvel tem 39 metros quadrados de área útil, divididos em sala conjugada com cozinha, dormitório, banheiro, área de serviço e área externa nos fundos para jardim ou horta. 

Vários itens de segurança e acessibilidade estão introduzidos na moradia, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em alturas adequadas, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade em pontos ideais, rampas e pisos antiderrapantes, observa o secretário municpal da Habitação Edélcio Tositto. 

Para o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani, o processo de seleção das pessoas maiores de 60 anos que ocuparão as casas está na fase final e entre os critérios para a escolha está a vulnerabilidade social, renda e ausência de contatos sólidos com parentes. 

“Pretendemos concluir o proceso nas próximas semanas e ocupar a Vila Dignidade com amparo da Secretaria nos programas de convivência e estímulo às ações coletivas”, projeta Porsani. 

A obra é realizada por meio de convênio com o Estado e contrapartida do Município, que cedeu o terreno de 3 mil metros quadrados, na Rua Savério Lia Rolfsen, quadra H, Jardim Altos do Cecap, zona sul de Araraquara.