21/06/2011 - 03h01
O deputado federal Dimas Ramalho (PPS) solicitou audiência com o Ministro da Agricultura e Abastecimento, Wagner Rossi, para tratar sobre programas e a destinação de recursos para o setor em Araraquara e microrregião. Ele esteve reunido com o Secretário Municipal de Agricultura, Ronaldo Napeloso, para dentre outras pautas, falar sobre a formalização de novos convênios com os governos, a abertura da unidade do Bom Prato na cidade e a reativação do matadouro municipal.
Dimas Ramalho disse que, ao ministro, solicitará uma nova remessa de alimentos via CONAB (Companhia Nacional de Alimentação e Abastecimento) para ser destinada via Fundo Social ás entidades assistenciais do município. Outro assunto que está na pauta, inclusive com o apoio unânime dos vereadores locais, é a reativação do matadouro municipal. Uma das propostas é que a unidade possa ser reativada e atender também a microrregião de Araraquara.
"Tenho sido procurado por pequenos produtores, lideranças, vereadores e pessoas ligadas ao setor. Vejo a reativação do matadouro municipal como uma forma de geração de emprego e renda e apoio aos pequenos produtores, cooperativas e assentados", argumentou Dimas Ramalho. "Quero discutir a viabilidade do projeto, adequação do espaço, condições sanitárias e de higiene, e possíveis impactos ambientais que possa causar. O que não vejo é sentido para que o local permaneça desativado", pontuou.
Bom Prato
O deputado e secretário falaram também sobre o andamento das obras do Restaurante Bom Prato, programa do Estado, desenvolvido através da Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com o município. Dimas Ramalho disse que agradeceu pessoalmente ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) pela inclusão de Araraquara no projeto que já é desenvolvido em 33 municípios paulistas.
Napeloso disse que, além de oferecer refeições de qualidade a preço popular, a cozinha funcionará como uma oficina de qualificação profissional. "Os participantes, preferencialmente pessoas desempregadas, terão aprendizado e uma bolsa-auxílio", disse. A unidade do Restaurante Bom Prato oferecerá café da manhã e almoço ao valor de R$ 1,00 por pessoa e ficará na Rua Nove de Julho, esquina com a Avenida São Paulo, área central da cidade.