21/06/2011 - 03h02
Nesta terça-feira (21) o Sinsaúde Campinas e Região realiza em Araraquara o seminário, denominado “Seminário Estadual pela Implantação da NR-32 articulada com as demais normas regulamentadoras”, que tem por finalidade estabelecer diretrizes básicas de proteção a segurança e saúde dos trabalhadores nos serviços de saúde.
O evento acontece das 8h30 às 13 horas e das 14 às 17 horas no Anfiteatro do Sindicato Rural de Araraquara. Para falar sobre o assunto foram convidados Débora C. Azevedo, diretora de Orientação Sindical do Sinsaúde Campinas e Região e membro da Comissão Tripartite Permanente Regional (CTPR); engº Carlos Alberto Rochadel, diretor da M&A Consultoria e Assessoria em Segurança do Trabalho, assistente técnico em processos trabalhistas e assessor técnico do Sinsaúde Campinas e Região; e Pedro Alberto Tolentino, diretor de Assuntos Parlamentares da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, secretário-geral do Sinsaúde Campinas e Região e membro da Comissão Tripartite Permanente Nacional (CTPN), ligada ao Ministério do Trabalho.
De acordo com o presidente da Subsede do Sinsaúde em Araraquara, Antonio Aparecido dos Santos, o Toninho, o objetivo deste trabalho é levar informações aos estabelecimentos de saúde, dentre eles hospitais, clínicas e laboratórios, quanto à obrigatoriedade de implantação dos preceitos contidos na NR-32, que visam garantir mais saúde e segurança no trabalho, um benefício que vai atingir tanto os trabalhadores da saúde quanto à população usuária dos serviços.
Participarão do Seminário da NR-32 representantes do Conselho Municipal de Saúde, além dos profissionais do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmet) e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), já que são estes os setores que têm a responsabilidade de implantar a Norma Regulamentadora 32, a NR-32. Outros convidados também são esperados, tais como administradores hospitalares, cipeiros, dirigentes sindicais, representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério Público do Trabalho e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do município.
“A NR-32, publicada em 11 de novembro de 2005 pelo Ministério do Trabalho e Emprego - Portaria nº 485 -, teve a contribuição efetiva da diretoria da Federação da Saúde e dos sindicatos filiados, mas ainda não contou com a devida atenção dos estabelecimentos de saúde, que descumprem a maioria dos 208 itens que compõem a norma”, explica Toninho.
Por este motivo, a diretoria do Sinsaúde Campinas e Região busca o integral cumprimento da NR-32 em todos os estabelecimentos de saúde e começou com o Projeto 32. Uma campanha lançada pela entidade em agosto de 2008 com seminários em toda a sua base, conscientizando empresários da área da saúde sobre a importância de cumprir a lei, cujo objetivo é reduzir a quantidade de acidentes de trabalho nos serviços de saúde. Os principais esforços devem ser concentrados, principalmente, nas medidas de prevenção. A NR-32 resguarda trabalhadores que se expõem a riscos biológicos, químicos, radiações ionizantes, inclusive os que cuidam da limpeza e conservação do ambiente. “Segurança no trabalho é um assunto muito sério para o qual não se pode abrir exceções. A norma tem que ser cumprida”, diz o presidente do Sinsaúde Campinas e Região, Edison Laércio de Oliveira.
Até o final do ano, os seminários acontecem em todas as cidades onde o Sinsaúde tem representação: Americana, Amparo, Araraquara, Bragança Paulista, Dracena, Tupã, Atibaia, Itapira, Mogi Guaçu, Itu, Indaiatuba, Marília, Garça, Pinhal, Araras, Jundiaí, Limeira e São João da Boa Vista.