Fotógrafo: João Carlos
06/11/2014 - 02h14
O MIS - Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari apresenta neste mês de novembro, a exposição Seja Bem-Vindo a Bueno de Andrada, com realização da Secretaria Municipal da Educação, por meio da EMEF e CER do Campo Eugênio Trovatti, de Bueno de Andrada, e o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. A entrada é gratuita.
A exposição Seja Bem-Vindo a Bueno de Andrada é o resultado do concurso promovido pela escola, buscando valorizar o entorno da escola e a cultura local, os modos de vida e as pessoas que residem no Distrito de Bueno de Andrada - propósitos estimulados pela Educação do Campo e pelo Projeto Político e Pedagógico da unidade escolar.
São apresentados fotos e desenhos produzidos pelos alunos da escola. A unidade de ensino EMEF e CER do Campo Eugênio Trovatti está localizada no perímetro urbano de Bueno de Andrada e atende predominantemente alunos residentes na zona rural – por isso faz parte do complexo de escolas do campo do município de Araraquara. Na escola são atendidos alunos de zero a 14 anos, ou seja, da Educação Infantil ao último ano do Ensino Fundamental.
De acordo com a professora Miriam Ester Batista, professora de Artes da escola, as imagens fotográficas foram captadas em outubro. A professora destaca o apoio da direção e coordenação da escola na realização do evento. “Com o apoio da diretora, Cristiane Fontes de Oliveira, e do coordenador Julio Ribeiro, realizamos algumas saídas fotográficas em outubro, mês que comemoramos o aniversário de Bueno de Andrada (1º de outubro). As crianças gostaram muito de coletar imagens, foi uma experiência muito rica”.
Miriam conta que o projeto teve início o ano passado e foi desenvolvido em cima de uma proposta de um livro didático. “A valorização do entorno, o homem do campo e o fazer deste homem do campo são os focos do projeto”, explica. “Ainda: a atividade aproxima os pais, que valorizaram as fotos e desenhos e todo o trabalho dos alunos com a cultura local”.
O concurso fotográfico contou com a participação dos alunos do 6º ao 9º ano, sendo o vencedor Caio Trovatti (9º ano). Na categoria desenho participaram os alunos do 1º ao 5º ano; foram cinco premiados: Gabriela Vitória Pereira (1º ano), Edinan Luiz Trovatti (2º ano), Kawã Felipe Trovatti Izaias (3º ano), Fábio Ryan Cardozo (4º ano) e Gabriel Espírito Santo (5º ano).
Depois deste mês em exposição no MIS, os desenhos seguem para a Feira de Conhecimento da escola e, ainda, para a Biblioteca Pública Municipal Mario de Andrade.
Na quinta-feira (06), às 13h30, na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, será realizada uma pequena solenidade para a entrega dos certificados de participação. O evento é aberto a quaisquer interessados.
O público pode realizar a visitação no seguinte horário: de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados das 9h30 às 12 horas. O MIS está localizado à Rua São Bento, nº 909, no Centro de Araraquara (anexo à Casa da Cultura). Mais informações pelo fone: (16) 3322-9708.
SERVIÇO:
Exposição Seja Bem-Vindo a Bueno de Andrada
Local: MIS - Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari (Rua São Bento, 909 – Centro)
Período: até 28 de novembro
Visitação: de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados das 9h30 às 12 horas
Programação gratuita