Araraquara tem Batizado de Capoeira no final de semana

Fotógrafo: João Carlos
06/11/2014 - 02h24

Batizado de Capoeira

De sexta a domingo, Araraquara volta-se para a arte da capoeira com a realização do Batizado de Capoeira, realizado pela Associação Sol da Liberdade. O evento conta com a participação dos alunos das Oficinas Culturais Municipais, realizadas pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

Já tradicional na cidade, em sua 25ª edição – o Batizado tem como objetivo apresentar o aprendizado dos formandos e a sua evolução no jogo. O evento também destaca atividades que envolvem musicalidades e manuseio de instrumentos, além de estilos e formas variadas de jogos de acordo com o nível de aprendizado.

Na sexta (07) o Batizado se inicia com a Roda de Abertura, às 20 horas, na Associação Capoeira Sol da Liberdade, no Hortênsias.

No sábado (08), a partir das 9h30, os alunos das Oficinas Culturais Municipais do Lar Escola Redenção “Núcleo Bezerra de Menezes”, no Yolanda Ópice, apresentam uma Mostra Cultural. Depois, à tarde, das 14 às 17 horas, no Clube Estrela, será realizado o Workshop de Capoeira Regional e Capoeira Angola, com os Mestres Onça Negra, de Goiânia, e Marrom, de São Paulo.

De acordo com Mestre Zezinho, um dos organizadores do evento, Mestre Onça Negra é discípulo de Mestre Bimba (Manoel dos Reis Machado) - o criador da Capoeira Regional na década de 30. “Para a comunidade capoeirística é um grande prazer receber o Mestre que teve seu aprendizado diretamente com o criador do estilo Regional. Referência no estilo, Mestre Bimba é convidado pelo Brasil todo para ministrar workshops e contar a forma como o grande criador desenvolvia seu trabalho com a Regional”, explica Zezinho. “Já o Mestre Marrom é umas das referências da Capoeira Angola no Estado de São Paulo. Esta é a sua segunda participação em Araraquara ministrando oficinas”.

Na noite do sábado, às 19 horas, no Teatro Wallace Leal, acontece a troca de graduações dos alunos das Oficinas Culturais Municipais e da Associação Sol da Liberdade. Também haverá apresentação de Maculelê e Dança do Côco, além de performance teatral.

No domingo (09), o evento se encerra com o Batizado e Troca de Graduações Infantis, com os alunos das Oficinas Culturais Municipais. A atividade será realizada na Emef Waldemar Saffioti, às 9h30, no Jardim Cruzeiro do Sul.

Mestre Zezinho lembra que diversos mestres devem marcar presença no evento, entre eles: Mestre Onça Negra (Goiânia), Mestre Marrom (São Paulo), Mestre Izael (São Carlos), Mestre Gilvan (Matão), Mestre Nildão (Araraquara), Mestre Toninho (Araraquara), Mestre Negão (Itápolis), C.Mestre Fábio (São José Rio Preto), Prof. Lagartixa (São José Rio Preto), Prof. Picolé (Tabatinga), instrutor Graffiti (Ibitinga) – entre outros professores da cidade e região.

A programação é aberta a quaisquer interessados.