Arquivo Municipal é fonte de consulta para engenharia e arquitetura

Fotógrafo: João Carlos
07/11/2014 - 01h26

Arquivo Municipal

O Arquivo Municipal de Araraquara disponibiliza à população projetos aprovados pelos departamentos técnicos da Prefeitura nos últimos 50 anos, além de pedidos de aberturas e encerramentos de firmas, solicitações de habite-se e parte das fichas de admissão na extinta Guarda Mirim. As consultas são gratuitas. O órgão funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, na Avenida Feijó, 1033, telefones: (16) 3311-6308 e 3322-4486. 

Para o coordenador da Secretaria da Administração, Paulo Dimas Cézar, os serviços prestados gratuitamente à população vêm ao encontro do conceito de transparência dos atos públicos da Administração do prefeito Marcelo Barbieri. “Recentemente, o prédio que abriga o Arquivo Municipal recebeu uma pintura geral e os móveis foram reordenados para facilitar as consultas do público, principalmente dos estudantes de arquitetura e engenharia”, relata. 

Segundo o analista administrativo do Arquivo Municipal, Júlio César dos Santos, a média de atendimentos é de 100 pessoas por mês e a grande demanda ocorre por conta das imobiliárias, proprietários particulares e estudantes de arquitetura que consultam o histórico de prédios residenciais e comerciais da cidade. “Todo o desenvolvimento da cidade e o crescimento do Parque Industrial está preservado no Arquivo Municipal, que possui mais de 60 mil plantas”, informa. 

De acordo com o engenheiro civil, Murilo de Souza Corrêa, que fazia consulta de trabalho no Arquivo Municipal nessa quarta-feira (5), “o acervo é primordial na parte histórica e na memória do desenvolvimento da cidade no que tange à engenharia”. 

O empresário Evandro Andrade conferiu uma planta de uma construção de 2006. “O acervo é organizado e fui bem atendido”, conta. 

Na área da arquitetura, Julio César destaca os projetos do arquiteto Nelson Barbieri, patrono do Centro Internacional de Convenção, inaugurado em 2011. “Nelson Barbieri é um dos ícones da arquitetura moderna e temos vários projetos assinados por ele. Entre os quais destacamos os hospitais Santa Casa e Gota de Leite, a indústria Nigro e entre outras propriedades particulares”, completa. 

Os projetos das décadas anteriores aos anos 1950 estão preservados no Arquivo Público Histórico Professor Rodolpho Telarolli, na Rua São Bento, 909, telefone: 3332-2212 e o atendimento, das 9h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, é gratuito.