Quinta-feira (13): têm boa música e humor no Teatro Municipal

Orquestra Jovem de Araraquara e Projeto Oficina Musical realizam apresentação gratuita às 20 horas

Fotógrafo: João Carlos
13/11/2014 - 01h19

Cultura

A Orquestra Jovem de Araraquara, em parceria com o projeto Oficina Musical, na quinta-feira (13) realiza mais uma apresentação: será na quinta-feira (13), às 20 horas no Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos a partir das 13 horas, na bilheteria do teatro.

De acordo com o regente dos projetos, Luciano Lopes, a apresentação de quinta-feira será diferenciada. “Além da música, decidimos unir humor, performance e teatro para que o público jovem tenha acesso e gosto pela música orquestral”, conta.

A idéia é divulgar a linguagem e se aproximar de um público mais novo. “O foco deste espetáculo é a aproximação dos jovens que não têm conhecimento musical. Queremos mostrar que o brilho de uma orquestra pode estar em vários estilos musicais, não se restringindo somente ao repertório clássico erudito”, diz Lopes.

É de forma lúdica e interativa que a Orquestra Jovem e a Oficina Musical propõem a aproximação dos jovens do universo musical. “O espetáculo envolve elementos do dia-dia, como o da simplicidade de um caipira que desconhece as diferenças entre os instrumentos musicais”, explica o regente, lembrando que, nas performances, entre uma música e outra, são utilizados temas atuais – desta forma, a execução da obra de Bach, por exemplo, se transforma no popular “sertanejo universitário”. “A obra de Mozart vira uma música de Michael Jackson, a obra de Rossini torna-se um duo de dois gatos cantado com muito humor”, lembra Lopes.

A parte pedagógica da apresentação, segundo Lopes, traz informações sobre períodos musicais e o funcionamento de uma orquestra. O grupo surpreende ao escolher aleatoriamente alguém da platéia para participação no espetáculo, mostrando que qualquer um pode participar de uma orquestra. Além disso, são tratados assuntos que apresentam a estrutura musical, como os quatro elementos: harmonia, melodia, timbre e ritmo. 

Lopes conta que a “educação ambiental” também está presente nesta apresentação, com o tema falta d´água. “É a mistura de cada cena deste espetáculo que buscará incentivar e conscientizar os jovens não somente para o universo musical, mas a informação e educação. Quem gosta de boa música e humor, não pode perder”.

Vale lembrar que o projeto Oficina Musical atende mais de 210 alunos da comunidade de Araraquara, favorecendo a iniciação de novos músicos e a oportunidade dos primeiros contatos com a música, com aulas gratuitas de violão e musicalização. O projeto é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Ministério da Cultura e Governo Federal, CriaAtiva Eventos Produções e Serviços, com o patrocínio das empresas: Cutrale e Quimatec, e o apoio da Prefeitura de Araraquara, por meio das Secretaria da Educação e Secretaria da Cultura-Fundart, em parceria com Associação Cultural Promoart.

Já a Orquestra Jovem de Araraquara se destaca desde sua criação e marca o cenário musical da cidade pelo desenvolvimento do seu conjunto de músicos. Através de um crescente desenvolvimento técnico e significativo trabalho sociocultural, a Orquestra tem alcançado elogios e alcance de público.

“Assim conseguimos concretizar nossa principal proposta de trabalho: direcionar os participantes para o aperfeiçoamento musical e formação do indivíduo, valorizando o talento e estimulando os ideais de cada um. Mantemos a qualidade do trabalho principalmente pelo fato de apresentarmos sempre um novo repertório. Desta forma, conseguimos surpreender o público e levá-lo a conhecer a música erudita de forma acessível e prazerosa”, explica. “Conseguimos unir diferentes seguimentos musicas e sociais, buscando o principal objetivo que é abrir a oportunidade para todos os jovens e crianças do município e das cidades da região”, finaliza o regente.

 

SERVIÇO:

Apresentação musical - Orquestra Jovem e Projeto Oficina Musical

Data: 13 de novembro (quinta-feira)

Horário: 20 horas

Local: Teatro Municipal Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/nº - Praça Lívio Abramo – fone: 3336-5183)

 

Ingressos gratuitos - devem ser retirados no dia da apresentação, a partir das 13 horas, na bilheteria do teatro