Hyundai Rotem anuncia construção de fábrica em Araraquara

Anúncio será feito pelo governador Geraldo Alckmin, prefeito Marcelo Barbieri e diretores da empresa no dia 18; projeto recebe apoio da Investe São Paulo; planta será a primeira da empresa no Brasil

15/11/2014 - 04h54

Economia

A Hyundai Rotem, uma das maiores fabricantes de sistemas ferroviários do mundo, anuncia na próxima terça-feira, 18 de novembro, que irá construir em Araraquara, sua primeira fábrica no Brasil, onde produzirá trens. 

O anúncio será realizado no Palácio dos Bandeirantes pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, com as presenças do prefeito Marcelo Barbieri e do presidente mundial da Hyundai Rotem, Kyuhwan Han. Serão assinados dois memorandos de entendimentos visando à instalação da empresa. O primeiro será com o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, e o segundo com o prefeito Marcelo Barbieri. 

“Há meses estamos trabalhando, juntamente com o governador Geraldo Alckmin e com a Investe São Paulo, para consolidar esse grande investimento. A localização estratégia da cidade e o trabalho da Prefeitura, somados à qualidade de vida do nosso município, foram fundamentais para trazer a fábrica para Araraquara. É um anúncio de grande importância econômica e social, que vai agregar valor à cidade”, afirma o prefeito Marcelo Barbieri. 

Sobre a Hyundai Rotem 

Fundada em 1977 por meio de uma junção entre as empresas Hyundai Precision Industry, Hanjin Heavy Industries & Construction e Daewoo Heavy Industries & Machinery, a Hyundai Rotem foi comprada pelo Hyundai Motor Group em 2001, tornando-se uma referência global no fornecimento de sistemas ferroviários em um curto espaço de tempo. Mais a frente, a empresa entrou também no ramo da indústria pesada, tornando-se o único produtor de tanques da Coreia do Sul. 

Com sede em Seul, hoje, a Hyundai Rotem tem capital aberto na bolsa coreana e atua não só em sistemas ferroviários, mas também de defesa militar, engenharia industrial e máquinas para a indústria. Sua receita foi de US$ 31,56 milhões em 2013. São ao todo quatro empresas nacionais, além da presença com fábricas, centros de vendas e escritórios em 18 países.