Fotógrafo: Sergio Pierri
18/11/2014 - 02h00
Educação
O prefeito Marcelo Barbieri entregou na manhã desta segunda-feira (17) a sede própria do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) “Marisa Góes Wanderley”. A unidade, que pertence ao Programa de Educação Especial da Prefeitura de Araraquara, funcionava em espaço alugado desde sua inauguração, em 2010.
“Receber a sede própria é uma grande conquista para o projeto do CAEE, pois significa que se consolidou enquanto programa de qualidade e mostrou sua importância fundamental no processo de inclusão das crianças e jovens atendidos nas escolas da nossa rede pública”, afirmou o prefeito.
Segundo o prefeito, os benefícios que a inclusão de alunos especiais proporciona vai além dos resultados que vemos hoje, pois permite a integração com outras crianças da mesma faixa etária e faz com que todos cresçam respeitando as diferenças, tornando-se adultos muito melhores no futuro.
O prefeito falou do momento de dificuldades vivido pelas prefeituras de todo o País. “Quando fazemos contenção de despesas, temos que avaliar a importância de cada ação desenvolvida. O trabalho do CAEE é indispensável e, por isso, tem que ser valorizado. Com a sede própria, deixamos de pagar o aluguel e ainda melhoramos o atendimento prestado”, disse.
A secretária municipal da Educação, Arary Ferreira, agradeceu os profissionais da Secretaria pelo empenho na realização da obra e destacou o trabalho da equipe de atendimento especializado.
“Araraquara é uma cidade privilegiada em muitos aspectos, mas no que diz respeito à Educação Especial é uma referência. Além de ser uma das melhores do País na oferta deste serviço, é também a única cidade do interior de São Paulo que possui um centro de atendimento totalmente dedicado aos alunos incluídos na rede”, falou a secretária.
A secretária destacou que a Educação Municipal tem conquistado avanços grandiosos nos últimos anos. “Por isso, agradeço muito o prefeito Marcelo Barbieri pelo respeito e carinho com que olha para o ensino público da nossa cidade”, completou Arary.
O vereador Elias Chediek, representando a Câmara Municipal, parabenizou a equipe do CAEE pela conquista. “O local próprio está muito adequado para o atendimento, e podemos conferir a qualidade dos equipamentos, da estrutura e dos materiais utilizados aqui, que são de excelência. É por locais como este que a Educação de Araraquara é hoje um exemplo de qualidade, parabéns ao prefeito pela ênfase que dá a este setor”, ressaltou o vereador. Também estiveram presentes os vereadores Jeferson Yashuda e Aluisio Braz (Boi).
Nova Casa
A coordenadora técnica do Centro de Atendimento Especializado, Roseli Bergamim, agradeceu o prefeito e comemorou a entrega do espaço descrito por ela como a “casa própria”.
“Só temos a agradecer pela alegria de estar hoje em nossa sede própria, e que as crianças que atendemos possam ser muito felizes aqui, neste espaço todo feito e pensado para elas”, disse a coordenadora.
Presente no evento, o filho da patrona do CAEE, Paulo Góes Wanderley, agradeceu pela homenagem e parabenizou pela iniciativa da criação do Centro.
CAEE
O CAEE atende atualmente 63 estudantes com necessidades especiais incluídos na Rede Municipal de Ensino, no horário contrário ao do ensino regular. O novo endereço fica na Rua Princesa Isabel, 717, na Vila Xavier.
O Centro de Atendimento Educacional Especializado “Marisa Góes Wanderley” foi implantado em 2010 pelo prefeito Marcelo Barbieri com o objetivo de otimizar o serviço e os recursos de atendimento das crianças da educação infantil e alunos com deficiência auditiva, concentrando-os em um único local.
O Programa de Educação Especial é desenvolvido no CAEE por professores especializados, que atuam nas salas de recurso multifuncional, com mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para os alunos da educação especial.
Além de desenvolver o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e do código Braille, o atendimento educacional especializado busca a introdução e formação do aluno na utilização de recursos de tecnologia assistiva, como a comunicação alternativa e os recursos de acessibilidade ao computador, a preparação e disponibilização ao aluno de material pedagógico acessível, entre outros.
“O movimento de inclusão fez com que as classes especiais cedessem seus espaços para as salas de recursos, que hoje são responsáveis por atender alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades, ou superdotação, no contra turno do ensino regular”, afirmou a gerente de Educação Especial, Cássia Canato.
A gerente explica que essas ações buscam não só desenvolver e preparar os alunos ali matriculados, mas também apoiar suas famílias, professores e escolas no processo de inclusão escolar, objetivando eliminar barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
Além das sete salas de recursos do CAEE, todas as escolas de Ensino Fundamental também possuem esse serviço, incluindo as Escolas do Campo, totalizando 21 salas de recursos.