Prefeitura organiza segurança para jogos da Copa São Paulo Júnior

Fotógrafo: Tetê Viviani
08/01/2015 - 01h26

Copa São Paulo Júnior

O secretário municipal de Segurança Pública, Nino Mengatti, liderou, nessa quarta-feira (7), no Centro Internacional de Convenção, uma reunião sobre a segurança na Arena da Fonte para as próximas rodadas da Copa São Paulo Júnior.

Nesta quinta-feira (8), com rodada dupla jogam Ceará CE e Monte Azul SP, às 19h, e Ferroviária SP x Gama DF, às 21h, com transmissão ao vivo pela Rede Vida. Já no domingo, dia 11, ocorrerá o encerramento da primeira fase, com as partidas Gama e Monte Azul, às 14h, e em seguida, às 16h, Ferroviária e Ceará.

De acordo com o planejamento da Secretaria Municipal de Segurança Pública, a Guarda Civil Municipal (GCM) será responsável pela segurança do evento com apoio de membros da Defesa Civil, agentes de trânsito e da equipe da Morada do Sol, que administra o estádio.

“A força-tarefa contará com cinco viaturas da GCM, cinco motos, base móvel de monitoramento da GCM instalada na área interna das bilheterias do estádio e mais uma nova câmera super dome com foco móvel em toda a Praça Scalamandré Sobrinho, e também nas arquibancadas e gramado do estádio”, relata Nino Mengatti.

A copa no início do ano dificulta a escala da Polícia Militar, que tem que atender vários municípios da região, por isso, em entendimento entre Justiça, Prefeitura, Morada do Sol e Ferroviária, ficou definido pela atuação da GCM no estádio.

Acesso

O controle do acesso dos torcedores aos jogos, com limite de três mil pessoas por rodada, de acordo com a liberação parcial da Justiça, seguirá as normas da Polícia Militar com revista individual e restrições quanto à entrada de torcedores com guarda chuvas, capacetes, rádios de grande porte, frutas, alerta o coordenador da GCM, Marcos Roberto da Silva.

Os portões serão abertos uma hora antes do início das rodadas e a Secretaria de Segurança solicita aos torcedores que cheguem mais cedo e colaborem para que a revista seja rápida e eficiente.

A coordenadora de Comércio, Turismo e Serviços, Eneida Miranda de Toledo, agradece o apoio do prefeito Marcelo Barbieri e das secretarias de Segurança, Trânsito e Transportes e do Poder Judiciário pelo consenso na continuidade do Grupo I, da Copa São Paulo Júnior, na Arena da Fonte.

Vale destacar que a 46ª Copa São Paulo Júnior é disputada por 104 clubes, divididos em 26 grupos. Os primeiros de cada grupo e os seis melhores segundos classificados avançam na competição, que terá a final em São Paulo, no dia 25 de janeiro.

Ferroviária sai na frente

Com atletas da região de Araraquara, a Ferroviária lidera o Grupo I da Copa com três pontos conquistados com o placar de 5 a 0 diante do Monte Azul, na primeira rodada no último domingo. Ceará e Gama empataram na estreia e estão em segundo com um ponto e o Monte Azul não pontuou.

A vaga do primeiro colocado do grupo poderá ser definida nesta quinta. Uma vitória grená diante do Gama e um empate entre Ceará e Monte Azul colocam a Ferroviária na segunda fase.

Para o prefeito Marcelo Barbieri, a Ferroviária tem dedicado atenção especial às categorias de base e isso reflete na boa campanha da Copa São Paulo Júnior. “As equipes sub-15, sub-17 e sub-20 vêm de boas campanhas nas competições oficiais da Federação Paulista e com certeza darão respaldo ao time profissional, que tem estrutura para conseguir o acesso à principal divisão do futebol paulista neste ano”, observou o prefeito.