Centro de Reabilitação entra em etapa final de obras

O prefeito Marcelo Barbieri explica que a futura unidade atenderá pacientes de Araraquara e de várias cidades da microrregião

Fotógrafo: Sergio Pierri
09/09/2015 - 01h32

Centro de Reabilitação

O prefeito Marcelo Barbieri e o secretário municipal de Obras Públicas Valter Rozatto conferiram, na última semana, a construção, em sua etapa final, do Centro Regional de Reabilitação, localizado na Rua Nove de Julho, no Jardim Dom Pedro I (zona Norte de Araraquara). Marcelo e Rozatto estavam acompanhados do engenheiro responsável pela obra, Sveraldo Stefanutti, da construtora HS Lopes. 

Direcionado para a Secretaria Municipal de Saúde, o prédio terá aproximadamente 1,6 mil metros quadrados de área construída para abrigar, a partir de 2016, o Centro de Diagnóstico e Intervenção Precoce (Cedip), o Serviço de Atenção Especializada em Reabilitação de Araraquara (Sara) e o Centro Integrado de Saúde Auditiva (Cisa). 

Marcelo destaca a importância do atendimento integrado a partir da entrega da unidade, que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência ou em fase de reabilitação. 

“Trata-se de uma obra que conta com apoio do Governo Federal e da Câmara Municipal de Araraquara para beneficiar a população da cidade e da região, desde bebês a adultos e idosos”, acrescenta o prefeito.

 

Estrutura 

O Centro de Reabilitação, construído com verba federal de R$ 3,3 milhões, contará com diversos espaços para atendimento. Na parte administrativa, por exemplo, terá salas para direção, arquivo médico, informática, controle de protocolo e farmácia. 

Na ala dos pacientes os espaços serão destinados para recepção, atendimento social, exames, gesso, sutura, curativo, consultas, aplicação e observação pediátrica, inalação, raios-X e guarda-maca, entre outros. 

Já na área externa, o prédio contará com estacionamento e depósitos de lixo orgânico e de hospital, além do material reciclável. 

A equipe de profissionais contará com médicos, ortopedistas, neurologistas, otorrinolaringologistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas, entre outros profissionais. 

Serão realizados atendimentos nas áreas de órteses, próteses, cadeiras de rodas comuns e adaptadas, e na dispensação de aparelhos auditivos. Todas as demandas serão encaminhadas pela rede municipal de Saúde.